O Chrome, do Google, é o browser que mais aumentou sua participação no mercado nos últimos dois anos (Justin Sullivan/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 10 de março de 2011 às 10h52.
Washington - A gigante da internet Google lançou o navegador Chrome 10, uma atualização que promete mais rapidez e estabilidade, com uma melhora de 66% de seu rendimento em JavaScript.
A nova versão do navegador já está disponível nesta quarta-feira para download , e se atualizará automaticamente nos próximos dias para quem já utiliza o Chrome, informou a empresa em seu blog oficial.
A Google, que criou o Chrome em 2008 para disputar a hegemonia da Microsoft com seu navegador Windows Explorer, pôs à disposição dos usuários mais curiosos uma versão beta do novo sistema, há 3 semanas.
A principal novidade do Chrome 10, junto com o aumento da velocidade, é a simplificação das interfaces, que agora podem ser personalizadas através de uma ferramenta de ajustes que acrescenta rapidez a tarefas como a importação de favoritos e a mudança da página iniciais.
A nova interface, que se abre em uma aba no navegador, conta com uma ferramenta de busca que se adapta à medida que o usuário digita, para mostrar os ajustes que tem a sua disposição.
Além disso, permite sincronizar as senhas entre computadores, e a opção de criptografá-las para torná-las mais seguras, explicou no blog oficial, o engenheiro de software da Google, Tim Steele.
O Chrome 10 também promete melhorar a segurança do usuário, através do sandboxing, que isola o navegador do resto do sistema operacional, para o plugin do Flash e o visualizador nativo de arquivos ×.pdf, medida que visa aumentar ainda mais a segurança e blindar o Chrome contra falhas provenientes desses plugins.
A nova ferramenta acrescenta "uma camada adicional de proteção" contra as páginas web maliciosas para os usuários de Windows Vista e versões posteriores, segundo o blog oficial.
O navegador do Google, apresentado por seus criadores como mais rápido e simples que seus concorrentes, completou 2 anos em setembro do ano passado com mais de 30 milhões de usuários em 100 países, que acessam seu sistema em 40 idiomas.