EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h35.
No que parece ser uma aparente vitória da mídia tradicional, o Google concordou em licenciar o conteúdo da agência de notícias Associated Press (AP), para usá-lo como complemento de seu serviço Google News. O acordo, fechado há vários meses, mas só revelado no início desta semana, envolve a veiculação de parte do conteúdo da AP, como artigos. O material deve ser hospedado no site do Google.
A parceria pode ter impacto sobre as empresas de notícias, que vêm perdendo receita publicitária para companhias pontocom, como o Google e o Yahoo. O Google, por exemplo, não costuma pagar pelas notícias veiculadas no serviço Google News, argumentando que a reprodução das manchetes e de poucos parágrafos não infringe as leis de direito autoral.
O Google se apressou a declarar que o acordo não afetará o Google News, mas, segundo o americano The Wall Street Journal, o documento parece ter sido elaborado para agradar ao máximo a AP, que esperava fornecer conteúdo apenas se fosse paga por isso. O Google está negociando com outras empresas de notícias a oferta tanto de conteúdo atualizado, quanto o dos textos mais antigos.