Tecnologia

Google irá licenciar conteúdo da Associated Press

Parceria pode mudar cenário para as empresas de notícia, que estão perdendo receita para as pontocom

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h35.

No que parece ser uma aparente vitória da mídia tradicional, o Google concordou em licenciar o conteúdo da agência de notícias Associated Press (AP), para usá-lo como complemento de seu serviço Google News. O acordo, fechado há vários meses, mas só revelado no início desta semana, envolve a veiculação de parte do conteúdo da AP, como artigos. O material deve ser hospedado no site do Google.

A parceria pode ter impacto sobre as empresas de notícias, que vêm perdendo receita publicitária para companhias pontocom, como o Google e o Yahoo. O Google, por exemplo, não costuma pagar pelas notícias veiculadas no serviço Google News, argumentando que a reprodução das manchetes e de poucos parágrafos não infringe as leis de direito autoral.

O Google se apressou a declarar que o acordo não afetará o Google News, mas, segundo o americano The Wall Street Journal, o documento parece ter sido elaborado para agradar ao máximo a AP, que esperava fornecer conteúdo apenas se fosse paga por isso. O Google está negociando com outras empresas de notícias a oferta tanto de conteúdo atualizado, quanto o dos textos mais antigos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Oura lança nova versão do anel inteligente com design atualizado e novos sensores

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF