Tecnologia

Google homenageia 161 anos da publicação de “Moby Dick”

Doodle do dia traz ilustração que mostra o capitão Ahab, a tripulação da embarcação The Pequod e a famosa e feroz baleia cachalote branca

Doodle de hoje é homenagem aos 161 anos da publicação do romance "Moby Dick" do escritor americano Herman Melville (Reprodução/Exame.com)

Doodle de hoje é homenagem aos 161 anos da publicação do romance "Moby Dick" do escritor americano Herman Melville (Reprodução/Exame.com)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 18 de outubro de 2012 às 11h03.

São Paulo – O doodle de hoje é uma homenagem aos 161 anos da publicação da obra “Moby Dick”, de Herman Melville, no Reino Unido. Portanto, quem acessar a página inicial de buscas do Google irá se deparar com um desenho que ilustra o capitão Ahab, a tripulação de seu barco, The Pequod, e, é claro, a baleia cachalote branca que dá nome ao livro.

A história foi inspirada em dois acontecimentos, um deles foi o naufrágio do navio Essex, em 1820, depois de ter sido atingido por uma baleia. O outro foi a suposta morte de uma cachalote chamada “Mocha Dick” nas proximidades da ilha Mocha, em águas chilenas. Segundo relatos, o animal teria atacado ferozmente uma embarcação na região e foi morto apenas só depois que foi acertado por cerca de 20 arpões.

O americano Herman Melville, que também era poeta, conheceu o sucesso com seu primeiro livro, o “Typee” (1846). Depois de alguns anos, porém, sua carreira entrou em declínio e nem mesmo a publicação de seu maior romance, “Moby Dick”, foi suficiente para trazê-lo de volta aos holofotes. Na ocasião da sua morte, em 1897, Melville já estava completamente esquecido, pela crítica e por seu público. 

Acompanhe tudo sobre:DoodleEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetLogotiposTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Motorola Moto G24 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy A54 é bom? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy M35 vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Samsung Galaxy S23 FE vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Mais na Exame