Tecnologia

Google Earth supera um bilhão de downloads

Segundo a empresa, o programa que mostra um atlas do mundo é um dos mais baixados da história

O Google Earth superou um bilhão de downloads (Jean-Pierre Muller/AFP)

O Google Earth superou um bilhão de downloads (Jean-Pierre Muller/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 13h37.

San Francisco - O software de cartografia Google Earth foi baixado mais de um bilhão de vezes desde seu lançamento em 2005, anunciou o gigante americano da internet.

O Google Earth, um atlas digital disponível gratuitamente, "é provavelmente um dos aplicativos mais baixados de todos os tempos", explicou à l'AFP Peter Birch, diretor do produto no Google.

"Estamos orgulhosos de superar a marca de um bilhão, mas estamos ainda mais fascinados pela maneira como as pessoas utilizam o Google Earth para explorar o mundo", acrescentou o vice-presidente do Google Earth e Google Maps, Brian McClendon.

Google Earth foi lançado em junho de 2005 após a compra no ano anterior da empresa Keyhole, especializada em cartografia digital e fundada por McClendon.

O software permite visualizar o planeta Terra, passear por ele, e teve o acréscimo durante os anos de vária funcionalidades, como cidades inteiras em 3D.

Para ilustrar o sucesso de seu programa, o Google lançou o site OneWorldManyStories.com, onde os utilizadores contam como o Google Earth lhes foi útil.

Um universitário australiano, David Kennedy, explicou que conseguiu descobrir tumbas antigas sem sair de Perth, fazendo simplesmente uma varredura nos mapas da Arábia Saudita e da Jordânia no Google Earth.

A oceanógrafa Sylvia Earle utiliza o programa para promover sua luta pela proteção dos oceanos, enquanto a organização Save the Elephants usa para construir uma cartografia dos elefantes.

Acompanhe tudo sobre:DownloadsEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle EarthInternetTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Ciberataques causam colapso em hospitais do Reino Unido

Oracle encerra negócio de publicidade após queda de receita

Seu iPhone será atualizado? Confira a lista de quais modelos vão receber o novo iOS 18

A Apple conseguirá salvar o Vision Pro?

Mais na Exame