Google atualiza e inova serviço de tradução para celulares

Serviço melhorará a tradução simultânea dos textos com o uso da câmera e conversas em outro idioma com o uso do microfone

Madri - O Google deu mais um passo para transformar o celular em um tradutor universal após anunciar uma atualização do serviço Google Translate para Android e iOS (Apple), que melhorará a tradução simultânea dos textos com o uso da câmera e conversas em outro idioma com o uso do microfone.

O objetivo é agilizar as conversas em outro idioma e torná-las mais fluentes e naturais, segundo explica a empresa em seu blog oficial.

O desafio de derrubar barreiras do idioma coincide com o de outras empresas tecnológicas. Há algumas semanas, o Skype, da Microsoft, iniciou sua ferramenta de tradução simultânea para conversas em inglês e espanhol.

No caso do Google, a empresa já oferecia um modo de conversa em tempo real desde 2013 para dispositivos com Android, mas a atualização do aplicativo permitirá reconhecer automaticamente os dois idiomas que estejam sendo utilizados com o toque do usuário no ícone de microfone na tela.

Também foi melhorada a função Word Lens, que traduz mensagens de texto para 36 idiomas em tempo real com o simples uso da câmera do portátil.

Basta apontar a câmera para uma mensagem de texto que a tradução aparecerá instantaneamente na tela, sem a necessidade de acesso à internet ou pacote de dados.

'Levamos isso a outro nível, permitindo que você traduza usando sua câmera. Com isso, fica bem mais fácil se situar entre as ruas italianas ou decidir o que pedir em um cardápio de Barcelona', diz a empresa em seu blog oficial.

Atualmente, a tradução instantânea é de inglês para francês, alemão, italiano, português, russo e espanhol (e vice-versa), mas a empresa afirma que está 'trabalhando para oferecê-la em mais idiomas em breve'.

Segundo o Google, mais de 500 milhões de pessoas usam o Google Translate por mês e mais de um bilhão de traduções são feitas diariamente. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.