Tecnologia

Golpe no WhatsApp engana usuários com cupom de R$ 500 no McDonald's

Mensagem pede que vítima compartilhe a falsa pesquisa de mercado com mais dez amigos

WhatsApp (Reprodução)

WhatsApp (Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 14 de outubro de 2015 às 10h16.

A empresa de segurança digital Eset detectou nesta semana um novo golpe de WhatsApp aplicado no Brasil. O truque visa roubar informações dos usuários dos aplicativo utilizando uma mensagem falsa da rede de fast-food McDonald's.

O texto leva a potencial vítima a responder uma pesquisa de quatro perguntas para ganhar um dos 150 vales que dão crédito de 500 reais em alimentos vendidos no McDonald's.

Antes de receber o cupom, o usuário precisa compartilhar a mensagem falsa com mais dez amigos em menos de 244 segundos. Depois disso, a página pede o número de telefone da vítima para enviar o prêmio.

Os pesquisadores indicam que os responsáveis por esse golpe usam a geolocalização do WhatsApp para informar ao usuário que o suposto valor obtido poderá ser gasto na unidade do restaurante mais próxima.

"Nos passos seguintes, fica evidente que não se trata de uma pesquisa de mercado, nem da abertura de uma unidade do restaurante, nem de nada parecido: é uma farsa que busca persuadir as pessoas para que entreguem suas informações e propaguem o golpe para os seus contatos", de acordo com a Eset.

Acompanhe tudo sobre:INFOseguranca-digitalWhatsApp

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame