Exame Logo

Fusão entre SBC e AT;T criará maior companhia telefônica dos EUA

Acordo envolve a compra da AT;T por 16 bilhões de dólares e deve ser concluído no primeiro semestre de 2006

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.

A SBC Communications anunciou, nesta segunda-feira (31/1), que comprará a AT&T por 16 bilhões de dólares. O negócio criará a maior companhia telefônica dos Estados Unidos e deve ser concluído no primeiro semestre de 2006. O acordo também encerrará uma trajetória de 130 anos da AT&T como companhia independente, fundada praticamente junto com a invenção do telefone.

A nova companhia, criada pela fusão da SBC e da AT&T, dominará o mercado de telefonia corporativa, telefonia móvel, ligações residenciais de longa distância, e acesso de banda larga para a Internet, via telefone. A empresa também será a segunda maior operadora de acesso banda larga por cabo dos Estados Unidos. A SBC também já possui 60% da Cingular Wirelles, a maior concessionária americana de telefonia móvel. Com a fusão, a SBC terá também acesso ao mercado de telefonia móvel corporativo atendido pela AT&T.

Veja também

Segundo o americano The Wall Street Journal, a compra da AT&T pela SBC mudará o panorama das telecomunicações nos Estados Unidos. Seus principais concorrentes, como a Verizon Communications, a BellSouth e a MCI, serão mais pressionadas para encontrarem novas parcerias capazes de manter sua competitividade.

Atualmente, as operações da SBC e da AT&T possuem sobreposições em 13 estados americanos. Com a racionalização das operações e o conseqüente corte de gastos, espera-se que o negócio renda também uma significativa economia nos custos operacionais. A SBC espera que a sua taxa de crescimento desacelere logo após a fusão. Mas a curva deve se reverter a partir de 2008, por meio de novas oportunidades de receita, como a expansão dos serviços wireless (sem fio) para os clientes corporativos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame