Festival de música eletrônica contamina rio taiwanês com ecstasy
Relatório concluiu que um rio de Taiwan foi contaminado com 'quantidades consideráveis' de drogas após festival de música
Da Redação
Publicado em 19 de janeiro de 2015 às 10h00.
A Sociedade Química Americana divulgou na semana passada os resultados de um estudo inédito feito em 2011, que analisou níveis de contaminação de um rio antes, durante e depois de um festival de música em Taiwan.
O relatório concluiu que as 600 mil pessoas que frequentaram o Spring Scream Fest contaminaram os rios próximos ao festival com "quantidades consideráveis" de ecstasy, cafeína e antibióticos, além de uma série de drogas legais e ilegais.
Segundo os pesquisadores, o estudo revela como um evento isolado pode afetar diretamente a ecologia de uma região.
"Até agora, nenhum estudo lidou de forma tão ampla com os resíduos de contaminantes químicos e demonstrou o impacto do turismo especialmente de um evento limitado a um curto espaço de tempo", afirma o relatório dos químicos americanos.
O estudo coletou amostras de água de 30 lugares diferentes em diversas datas durante 2011, especialmente antes, durante e depois do festival de música.
Os cientistas perceberam que o aumento de drogas ilegais nas amostras coincidia com os locais e datas que eram conhecidos por serem populares entre os turistas.
Além disso, a pesquisa concluiu que os moradores da região costumam utilizar mais analgésicos, elemento mais comum em épocas com baixa visitação de turistas.
"Essa característica de distribuição sugere que os níveis de drogas ilícitas e substâncias controladas eram afetados pelo fluxo de turistas, refletindo os efeitos do festival nesse estudo", diz o relatório.
No total, os pesquisadores registraram aumentos significativos de 15 substâncias que eles acreditam que possam gerar riscos para a vida ribeirinha da região.
Porém, essa conclusão é baseada em como essas substâncias afetariam o ecossistema local caso fossem aplicadas isoladamente nele.
O estudo afirma que "os resultados devem ser tratados com cautela", já que é quase impossível que apenas um dos elementos químicos afete isoladamente a região.
De qualquer forma, a pesquisa afirma que mesmo misturadas e em pequenas quantidades, o afluxo de substâncias tóxicas pode afetar significantemente o ecossistema de qualquer local.