Facebook não vai mais travar com internet lenta

Agora, o feed de notícias do Facebook sabe determinar quando a velocidade da sua internet está baixa e pode otimizar o seu uso em conexões ruins

São Paulo – O Facebook atualizou seu feed de notícias para garantir que seus usuários, mesmo com conexões de internet lentas, possam utilizar a rede social sem que ela trave.

Segundo uma publicação da rede social em seu blog, para saber a diferença de qualidade das redes e determinar a velocidade das conexões, os engenheiros desenvolveram uma biblioteca de código aberto.

Assim, se a pessoa está em uma conexão ruim, o feed de notícias vai mostrar menos conteúdos pesados (como vídeos e imagens) e mais atualizações de status e links.

Além disso, os engenheiros do Facebook também mudaram as imagens para o formato Progressive JPEG para que elas carregassem mais rápido. Assim, versões de baixa qualidade das fotografias são mostradas enquanto o download delas é ainda feito.

“Isso minimiza o montante de dados requeridos para carregar uma foto e acelera o tempo que você passaria esperando para ela aparecer”, explica o post. Segundo a rede social, esta mudança está presente em iPhones e smartphones com o sistema Android.

Mais velocidade sem gasto de dados

Outra novidade interessante do feed de notícias é que ele vai fazer primeiro o download da história que o usuário está lendo. Antes, o recurso baixava várias matérias ao mesmo tempo.

O recurso também irá mostrar histórias antigas, que tinham sido baixas anteriormente, quando a conexão está ruim. “Se você abre o feed de notícias em um avião, poderá ler as histórias que tinha passado antes, quando ainda tinha conexão, em vez de ficar esperando e não ter nada carregado”, diz a publicação.

As atualizações do feed de notícias foram desenvolvidas para as pessoas que acessam o Facebook a partir de redes móveis (2G, 3G e 4G) e também Wi-Fi.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.