Tecnologia

Exército da Noruega usa Oculus Rift para pilotar tanques

A tecnologia ajuda o piloto a ter uma visão desobstruída do entorno do tanque sem que o mesmo corra tantos riscos.

exercito-noruega (Reprodução)

exercito-noruega (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2014 às 13h48.

O exército norueguês criou uma solução para facilitar a vida dos pilotos de tanques de guerra com a ajuda dos óculos de realidade virtual Oculus Rift. 

A parte externa dos tanques é equipada com câmeras ao seu redor, e com o auxílio do Oculus Rift os pilotos conseguem obter uma visualização em 360 graus do veículo. 

A tecnologia ajuda o piloto a ter uma visão desobstruída do entorno do tanque sem que o mesmo corra tantos riscos. (Assista o vídeo aqui.)

O projeto ainda é um protótipo, mas já traz vantagens sobre os sistemas convencionais — um Oculus Rift pode custar 2 mil dólares, enquanto um sistema de câmeras militar pode chegar a 100 mil dólares. 

Caso o sistema seja desenvolvido, ele poderia adicionar um painel com um mapa da região ou trazer detalhes sobre o sistema base do veículo. 

O exército norueguês acredita que a tecnologia poderá ser útil para momentos de combate, quando o tanque precisará ficar completamente fechado. Segundo um representante do exército, com a compra do Oculus Rift pelo Facebook eles esperam que o desenvolvimento seja acelerado e seu projeto possa ser utilizado como base para outros sistemas de vigilância.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasINFO

Mais de Tecnologia

EUA pode forçar Google a vender Android, Chrome e Google Play para corrigir monopólio

Novas marcas chinesas de veículos elétricos batem recordes de vendas em setembro

NASA estuda tecnologia para construir 'prédio de mofo' na Lua e em Marte

Facebook pagou US$ 2 bi para criadores de conteúdo em 2024 e consolida sua relevância de monetização