Exame Logo

Estudantes criam próteses musicais em impressoras 3D

São Paulo - Os estudantes canadenses da universidade McGill, Joseph Mallock e Ian Hattwick, criaram uma série de próteses musicais. Isso foi possível com ajuda de...

Instrumented Bodies (Divulgação/Instrumented Bodies)
DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo - Os estudantes canadenses da universidade McGill, Joseph Mallock e Ian Hattwick, criaram uma série de próteses musicais. Isso foi possível com ajuda de impressoras 3D a laser.

Mallock e Hattwick se dedicaram ao projeto durante três anos. Trabalharam em colaboração com bailarinos, músicos, compositores e um coreógrafo para desenvolver instrumentos que são mais do que um objeto separado do corpo.

Veja também

Os instrumentos musicais protéticos são articulados. Com ajuda de sensores, as próteses reproduzem sons sempre que o dançarino se movimenta ou toca em determinadas partes no corpo.  Isso é possível porque os sensores colocados nestas próteses transmitem as informações por meio de uma rede sem fio para sintetizadores, que fazem os sons.

A dupla ainda está trabalhando no desenvolvimento dos instrumentos. Mas, segundo o Cnet, os primeiros protótipos já foram usados em uma apresentação chamada "Les Gestes", no Canadá.

Veja abaixo um documentário sobre o projeto:

[vimeo http://www.vimeo.com/68576466 w=640&h=360]

Preview of "Instrumented Bodies: Prosthetic Instruments for Music and Dance Performance" from Ian Hattwick on Vimeo.

Acompanhe tudo sobre:3DEnsino superiorFaculdades e universidadesImpressorasINFO

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame