Tecnologia

Especialistas revelam como criar campanhas digitais de sucesso

São Paulo –  Como fazer campanhas digitais capazes de atrair e engajar a atenção dos consumidores? Para responder a essa pergunta, três profissionais de agências...

Tiago Ritter (INFO)

Tiago Ritter (INFO)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

São Paulo –  Como fazer campanhas digitais capazes de atrair e engajar a atenção dos consumidores? Para responder a essa pergunta, três profissionais de agências de publicidade subiram ao palco do INFO Trends para apresentar trabalhos desenvolvidos no Brasil e que se transformaram em cases de sucesso.

O português Hugo Veiga, redator da agência Ogilvy & Mather Brasil, contou como a campanha Dove Retratos da Real Beleza se tornou a peça publicitária mais vista da história do YouTube. “Nossa ideia surgiu quando recebemos a pesquisa de que apenas 4% das mulheres se achavam bonitas”, disse.

 Com o objetivo de resgatar o valor da real beleza feminina e inspirar mulheres em todo o mundo, os criativos da agência buscaram comparar as percepções da aparência feminina. Na propaganda, um desenhista forense pede para que as mulheres façam uma descrição de seu rosto. Depois, o profissional faz um novo retrato facial, a partir das impressões de outra pessoa. Ao final, as mulheres percebem que são mais bonitas do que pensam ser.

“As pessoas comentaram e compartilharam o vídeo nas redes sociais e conseguimos observar o impacto da produção em tempo real, por meio dos comentários postados. Percebemos que, agora, o valor da campanha não depende do investimento em mídia, mas no valor de inspirar e engajar os usuários”, afirmou Veiga. Neste ano, a produção foi ganhadora do grand prix de titânio em Cannes, considerada a maior premiação mundial de publicidade. 

Outro case de sucesso apresentado foi a ferramenta F.Beat, desenvolvida pela agência W3HAUS para a marca esportiva Fila. Tiago Ritter, CEO da empresa, contou o processo de idealização do serviço,  que permite criar uma playlist de músicas de acordo com o ritmo das atividades físicas. “A plataforma veio de um insight criativo e tecnológico para a criação de um conteúdo relevante para a Fila “disse.

Ritter, que já jogou nas categorias de base do Grêmio ao lado de Ronaldinho Gaúcho e é fã de bateria, afirmou que a união entre as paixões pelo esporte e a música motivaram a criação do F.Beat. “Nós tentamos responder a pergunta: ‘Qual a batida perfeita para realizar o exercício e melhorar minha desempenho?’ Por isso, buscamos fazer uma ferramenta capaz de gerar uma trilha sonora agradável e que motivasse a realização do treino físico”, disse.

Geradas em MP3, as trilhas sonoras para cada tipo de exercício podem ser transferidas para qualquer tipo de dispositivo móvel, seja ele um “iPhone ou iPobre”, como brincou Ritter. Para os próximos meses, a W3HAUS lançará um aplicativo para iOS e Android e pretende alcançar um número maior de usuários.

Por fim, Leo Carbonell, diretor de mídia e desempenho da agência de marketing Espalhe, compartilhou com os participantes do Info Trends a experiência da empresa em administrar a página do Guaraná Antarctica no Facebook, que é líder de audiência no Brasil com mais de 14 milhões de fãs.

Quando assumiram administração da conta, em 2010,  os profissionais da agência colocaram o objetivo de superar três marcas que desenvolviam um trabalho forte nas redes sociais: Smirnoff, Nike e Skol. No entanto, a página atingiu um rápido crescimento e conquistou o topo de audiência por conta de ações interativas com os usuários.

“A Ambev, dona do Guaraná, busca resultados e sabe como é importante a marca conquistar fãs. Por isso, é necessário ser relevante no Facebook, fazendo com que esses fãs compartilhem as mensagens das empresas aos amigos”, disse Carbonell.

Com um número tão grande de postagens a cada minuto, o diretor da Espalhe considera que a criação de conteúdos criativos capazes de ser comentados de maneira espontânea pelos usuários ou pela mídia são a chave para  a marca ganhar relevância nas redes sociais. “Analisando os dados, conseguimos adotar uma estratégia capaz de manter o engajamento de nossos fãs e desenvolver um crescimento orgânico da marca.”

Abaixo, a campanha da Dove:

//www.youtube.com/embed/ABups4euCW4

Acompanhe tudo sobre:INFO

Mais de Tecnologia

Começa nos EUA 2º julgamento por monopólio do governo americano contra o Google

iPhone 16 Pro: com recursos avançados, mira ser o smartphone definitivo dos criadores de conteúdo

Apple anuncia AirPods 4 com cancelamento de ruído e novas cores para AirPods Max

Apple Watch Series 10 chega com aposta em materiais nobres e tela gigante