Equipamento da Ericsson localiza táxi por celular
SÃO PAULO A Ericsson está mantendo, durante a Telexpo 2002, dois táxis em constante movimento por São Paulo. O objetivo? Mostrar que a rede celular não é feita só para falar. A fabricante de celulares criou, em parceria com a brasileira Cas Tecnologia, o RS 2000, um localizador que combina SMS, GPS e rede celular. […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h45.
SÃO PAULO A Ericsson está mantendo, durante a Telexpo 2002, dois táxis em constante movimento por São Paulo. O objetivo? Mostrar que a rede celular não é feita só para falar. A fabricante de celulares criou, em parceria com a brasileira Cas Tecnologia, o RS 2000, um localizador que combina SMS, GPS e rede celular.
O equipamento, que utiliza todo o circuito de um celular convencional, integra uma solução de gerenciamento de frota que inclui o software da Webraska a responsável pelo site Apontador. Com ele, é possível saber a cada segundo em qual local da cidade o veículo está. O módulo GPS, acionado por satélite, manda via SMS todas as coordenadas geográficas pela rede celular para o servidor central, onde o mapa com a localização do veículo é liberado.
Por enquanto, essa solução está disponível para empresas de transporte e segurança, mas, segundo a Ericsson, o laboratório de soluções móveis da companhia já trabalha num celular que utiliza a mesma plataforma para o consumidor final.