São Paulo - Uma pesquisa divulgada nesta semana pela Aspect Security revelou que uma boa parte dos desenvolvedores de apps realemente não sabe lidar com segurança.
Feito na forma de um questionário, entregue a 1.425 desenvolvedores de 695 empresas pelo mundo, o estudo mostrou, por exemplo, que 80% dos participantes não sabem proteger dados e informações de usuários.
Este resultado ruim talvez explique o número alarmante de vazamentos e casos de informações expostas que aconteceram nos últimos meses anos.
Mas o problema maior é que ele não é o único apontado alarmante pelos resultados da pesquisa.
Além dele, o questionário mostrou que só 51% dos desenvolvedores avaliados demonstrou algum conhecimento em relação ao gerenciamento de sessões seguranas (Secure Sessions Management), enquanto apenas 34% deles sabiam algo sobre a implementação de controle de acesso de URLs.
Por fim, somente 26% entendiam de modelos de ameaças e avaliação de arquitetura de segurança (Threat Modeling and Security Architecture Review).
Há o que "comemorar", no entanto. Mesmo com poucos mostrando conhecimento sobre alguns pontos cruciais, os desenvolvedores ainda demonstraram ter domínio sobre alguns dos assuntos.
Quase 80% deles mostrou saber como evitar ataques de injeção de scripts, e uma parcela pouco maior que 70% saberia prevenir vulnerabilidades XSS (cross-site) e usar SSL nas aplicações criadas.
Execução – A “prova” foi entregue no decorrer de um ano a profissionais envolvidos em diferentes áreas da indústria de desenvolvimento, da financeira (pouco mais de 400 participantes) a militar (cerca de uma dezena), passando pela de software de TI e de saúde.
A maioria dos participantes (quase 50% deles) tinha menos de 2 anos de experiência na área, mas uma parte considerável dos avaliados (perto dos 25%) passava dos 10 anos de atuação.
Ainda assim, apesar da variedade, o resultado obtido foi similar em todos estes setores – o que mostra que o problema está bem longe de ser isolado.
Boa parte dos desenvolvedores (quase 500 deles, na verdade) obteve uma nota entre 60 e 70, que equivale a um já preocupante D.
Porém, mais de 550 deles se mostraram ainda mais despreparados quando o assunto é segurança e acabaram com um F na avaliação – ou seja, uma nota entre 0 e 59.
Menos de 350 avaliados, portanto, conseguiram um C ou um B, e cerca de 50 desenvolvedores obtiveram um A (entre 90 e 100).
Se quiser checar todos os dados da pesquisa, clique aqui.
-
1. Fotos que falam
zoom_out_map
1/9 (Divulgação)
São Paulo -- Nossa galeria de
apps da semana traz o SpeakingPhoto, que faz suas fotos falarem. Também testamos o Lumosity, para treinar a mente; os guias de viagem do site Stay.com; o novo app de acesso ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa; e o Wunderstation, que vai agradar a quem gosta de meteorologia; o utilitário de segurança AppLock; e o Santos Brasil, que conta a história da cidade de Santos.
-
2. SpeakingPhoto
zoom_out_map
2/9 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone O SpeakingPhoto permite associar uma gravação de áudio a uma foto antes de compartilhá-la com os amigos. Assim, eles poderão ouvir sua voz contando a história enquanto veem a imagem. O app pode servir para enviar instruções junto com a foto ou até para falar de um objeto que você está querendo vender, por exemplo. A recente versão 3.0 trouxe um recurso que permite encadear várias fotos numa miniapresentação de slides com narração.
-
3. Lumosity
zoom_out_map
3/9 (EXAME.com)
Grátis (com assinatura paga), em inglês, para
Android,
iPhone e na
web O Lumosity oferece uma série de joguinhos criados para exercitar a mente. A ideia é praticar durante uns 15 minutos, três ou quatro vezes por semana. Essa prática deve ajudar a pessoa a desenvolver raciocínio, memória, capacidade de concentração e outras habilidades mentais. Há alguns exercícios gratuitos no app. Para ter acesso a todos eles, paga-se uma assinatura mensal de 11,99 dólares.
-
4. Travel Guides by Stay.com
zoom_out_map
4/9 (EXAME.com)
Grátis, em inglês, para
Android e
iPhone No Android, chama-se City Guides and Offline Maps Travel Guides, do site Stay.com, é uma ótima coleção de guias de viagem para 150 cidades. Do Brasil, só o Rio de Janeiro e São Paulo estão na lista, que inclui principalmente cidades da Europa e dos Estados Unidos. Para cada uma, o app traz dicas de restaurantes, hotéis e atrações, além de mapas que podem ser usados com o GPS. Há também roteiros temáticos como atrações naturais, museus e atividades com crianças. O usuário pode montar um roteiro pessoal para ser levado no smartphone e pode compartilhá-lo com companheiros de viagem. Os mapas e informações podem ser baixados da internet e armazenados no próprio aparelho. Assim, é possível usar o guia mesmo sem acesso à internet.
-
5. Volp
zoom_out_map
5/9 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone e na
web O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) já estava disponível para consultas no site da Academia Brasileira de Letras. Agora, ele ganhou seu próprio aplicativo para smartphones. É a fonte oficial para conferir a grafia correta de palavras com e sem hífen. Considerando a complexidade da língua portuguesa, essa é uma ferramenta indispensável para esclarecer dúvidas na hora de escrever qualquer texto importante.
-
6. Bloqueio (AppLock)
zoom_out_map
6/9 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android O aplicativo Bloqueio (AppLock) reforça a segurança do smartphone. Depois de criar uma senha, é possível escolher aplicativos que ficarão bloqueados e poderão ser usados somente após essa senha ser digitada. Com o Bloqueio, podem-se travar aplicativos de bancos e outros que permitem a realização de compras, e deixar destravados aqueles que não exigem muito cuidado com a segurança.
-
7. WunderStation
zoom_out_map
7/9 (EXAME.com)
Grátis, em inglês, para
iPad WunderStation, do site Weather Underground, é um app de meteorologia que dá acesso a dados de 37 mil estações meteorológicas pessoais ao redor do mundo – incluindo muitas no Brasil. Dados como temperatura, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento são exibidos num painel elegante e bem organizado, junto com meteogramas que descrevem a previsão do tempo para o local. Tocando num dos itens, podem-se ver mais detalhes sobre ele. Um segundo toque traz ainda mais informações. É o app perfeito para quem quer mergulhar no mundo da meteorologia.
-
8. Santos Brasil
zoom_out_map
8/9 (EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad e na
web Quer conhecer a história da cidade de Santos e de seu porto? Santos Brasil (da empresa homônima, que possui um terminal de containers no porto de Santos) é um app de leitura que, por enquanto, conta com um único livro multimídia gratuito. Chamado “O Porto de Santos – Navegando pela história”, ele inclui textos, fotos e vídeos que contam a história da Baixada Santista desde a pré-história, quando a região era habitada por índios, até o projeto do túnel que deverá ligar Santos à vizinha cidade de Guarujá.
-
9. Agora veja apps para emagrecer, ganhar brindes, comunicar-se, viajar, encontrar um par para seu cão e organizar arquivos:
zoom_out_map
9/9 (Divulgação / Sony)