Tecnologia

Cuba inaugura novo serviço de internet

A ampliação do acesso foi possível graças à instalação de um cabo submarino de fibra óptica ligado a partir da Venezeula, que é uma aliada de Cuba desde Chávez


	Por imposição do embargo econômico americano, Cuba é proibida de utilizar outras conexões internacionais
 (Mikhail Popov/Stock Exchange)

Por imposição do embargo econômico americano, Cuba é proibida de utilizar outras conexões internacionais (Mikhail Popov/Stock Exchange)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 19h14.

São Paulo – A partir de hoje, 118 salas de navegação estão disponíveis em toda a ilha para que os cubanos consigam acessar a internet.

Por hora, os cidadãos devem pagar uma quantia de 4,5 pesos cubanos conversibles, o que equivale a 4,5 dólares, para conexão irrestrita. Caso desejem acessar sites nacionais, o valor cai para 0,6 dólares.

A ampliação do acesso foi possível graças à instalação de um cabo submarino de fibra óptica ligado a partir da Venezeula, que é uma aliada de Cuba desde quando o ex-presidente Hugo Chávez tornou-se presidente do país, em 1999.

Por imposição do embargo econômico americano, Cuba é proibida de utilizar outras conexões internacionais.

Consultados pela agência EFE, os cubanos elogiaram a qualidade da conexão, mas reclamaram do preço do serviço, que é considerado muito caro. O salário médio em Cuba é estimado em cerca de 20 dólares mensais.

Os habitantes da ilha também não tiveram nenhum problema em relação à restrição de acesso a sites. Era possível acessar jornais estrangeiros e periódicos de Miami, que historicamente adotam uma linha editorial anti-castrista, além do blog Geração Y, escrito por Yoani Sánchez, crítica ao governo socialista liderado por Raúl Castro.

Por enquanto, o governo ainda não estenderá a ampliação do serviço de internet para todas as residências cubanas. Atualmente, apenas alguns profissionais conseguem ter acesso à rede, como médicos, professores, jornalistas e artistas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComputadoresCubaInternet

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025