Tecnologia

Crackers sírios invadem blog oficial do Microsoft Office

Ataque à páginas da empresa é o terceiro em menos de um mês; nenhuma informação de usuários foi comprometida

blogoffice (Reprodução / The Verge)

blogoffice (Reprodução / The Verge)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2014 às 16h33.

Pela terceira vez no ano, o Exército Eletrônico Sírio (SEA, na sigla em inglês) invadiu uma página relacionada à Microsoft. O alvo desta terça-feira foi o blog do Office, e a quebra de segurança veio poucas horas depois da apresentação da nova interface da página, como aponta o site The Verge.

O ataque consistiu na postagem de alguns artigos com o título “Hacked by the Syrian Electronic Army” (“hackeado pelo Exército Eletrônico Sírio”, em tradução livre), que foram apagados em poucos minutos. Os crackers comprovaram a invasão com uma screenshot compartilhada em seu perfil no Twitter, mostrando o painel de controle do blog.

Ao Verge, a Microsoft confirmou a quebra de segurança, e ainda garantiu que nenhum dado de usuário foi comprometido durante todo o ataque. No entanto, o mesmo não se pode dizer de alguns dos funcionários da empresa, vítimas de phishing. Eles tiveram senhas de e-mails corporativos roubadas pelos sírios – e como isso aconteceu antes da invasão, pode ser essa a causa dela.

Histórico – O SEA começou seus ataques a MS na virada do ano, quando tomou posse do Twitter e do blog oficial do Skype. Na ocasião, postaram tuítes e mensagens pedindo para que todos parassem de usar os serviços de e-mail da empresa, acusando-a de vender os dados dos usuários a governos não-especificados.

No dia 11 deste mês, um segundo ataque teve como alvos os perfis do MSFTNews e do suporte do Xbox no Twitter, além do blog oficial da Microsoft. Os mesmos posts da primeira invasão foram feitos, e foram acompanhados de links para a página do Exército Eletrônico Sírio, apresentando a organização e suas motivações pró-governo do país. 

Acompanhe tudo sobre:BlogsEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaHackersINFOMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições