Exame Logo

Copa já gerou envio de quase 40 milhões de fotos via celular

De acordo com SindiTelebrasil, as partidas com maior fluxo de dados até as oitavas de final foram Brasil e Camarões, Bélgica e Rússia e Argentina e Bósnia

Torcida brasileira: segundo SindiTelebrasil, 3,3 milhões de ligações foram feitas durante jogos (Marcello Casal Jr/ABr)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2014 às 12h01.

São Paulo - Cerca de 38,5 milhões de fotos já foram compartilhadas durante os jogos da Copa do Mundo 2014 . O dado é do SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel de Celular e Pessoal).

De acordo com a entidade, as partidas com maior fluxo de dados até as oitavas de final foram Brasil e Camarões (1,6 milhão de fotos enviadas), Bélgica e Rússia (1,5 milhão de fotos enviadas) e Argentina e Bósnia (1,4 milhão de fotos enviadas).

Veja também

O primeiro jogo aconteceu no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e outros dois foram realizados no Maracanã. "O maior volume de tráfego tem sido observado exatamente nos estádios com maior capacidade de público", afirmou em nota o SindiTelebrasil.

Método

O levantamento do SindiTelebrasil considerou as 56 partidas realizadas na primeira fase do torneio e oitavas de final. O monitoramento focou no período de maior tráfego, que dura cerca de uma hora e vai do começo do jogo até o intervalo entre o primeiro e o segundo tempo.

Segundo a entidade, o padrão de uso de celular pelos torcedores aponta que as ligações se concentram no momento de chegada ao estádio e o compartilhamento de fotos é mais forte no início da partida.

Além disso, verificou-se um aumento de 33% no número de imagens compartilhadas nos jogos das oitavas em relação aos da primeira fase.

Ao todo, o SindiTelebrasil contabilizou 3,3 milhões de ligações durante as 56 partidas da Copa analisadas. O número deve crescer ainda mais até o fim do torneio, que acontece no próximo domingo.

Acompanhe tudo sobre:CelularesCopa do MundoEsportesFotografiaFutebolIndústria eletroeletrônica

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame