Conversor popular de TV digital chega ao mercado nesta semana
Demorou, mas dessa semana não passa. Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, o tão aguardado conversor de sinal de TV digital, o set top box, de baixo custo, enfim, deve estrear no mercado brasileiro esta semana. Ao participar das comemorações dos seis meses de estréia de programação em alta definição da Rede TV, em […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h16.
Ao participar das comemorações dos seis meses de estréia de programação em alta definição da Rede TV, em São Paulo, o ministro disse que a partir da próxima quinta-feira (03/07), três modelos de conversores - os set top boxes, que decodificam o sinal da TV digital - estarão no mercado por 199, 260 e 299 reais.
Quem produzirá os equipamentos será a Proview, empresa taiwanesa com fábrica em Manaus. O modelo básicoserá capaz de sintonizar o sinal digital, mas sem alta definição. O modelo intermediário já traz alta definição e o topo de linha, além de servir como receptor de qualidade digital, vai trazer a sonhada interatividade, ao permitir que o usuário navegue na internet como no computador.
Ainteratividade no set top box era o objetivo do governo desde os primórdios dos debates sobre TV digital, mas as grandes dores da indústria estavam principalmente em levar esse aparelho a um preço competitivo ao mercado. "A indústria não estava preparada para o lançamento da TV digital em dezembro. Com esses seis e poucos meses que se passaram, a indústria conseguiu se ajustar e o preço, enfim, caiu", disse o ministro a EXAME.
Preços à parte, o governo está mais uma vez em um jogo "espere e verá". Desde que o assunto TV digital começou a ser discutido em 2006, os prazos já foram adiados dezenas de vezes e o preço inicial do conversor não passou nem perto do que esperava o governo: até 1200 reais. Dois meses depois, baixaram para cerca de 800 reais e após quatro meses do lançamento digital, chegaram a algo em torno de 500 reais. Hoje, a Positivo Informática já oferece o aparelho simples no mercado hoje por 499 reais, e o de alta definição, sem acesso a internet, por 699 reais.
Segundo Hélio Costa, os pessimistas de plantão não acreditam que o aparelho interativo chegará por 299 reais, mas redes de varejo já fixaram esse preço para o consumidor. "O aparelho topo de linha para o varejista custará 250 reais e já existem redes de varejo dispostas a levar por 299 reais", alega. É esperar para ver. E dessa vez, só alguns dias.