Como usar, adicionar ou fazer figurinhas no WhatsApp

Saiba como você pode criar ou baixar stickers no aplicativo

São Paulo – O aplicativo de mensagens WhatsApp ganhou suporte para figurinhas no segundo semestre deste ano, após meses de testes e rumores sobre o recurso. Como no Facebook Messenger, é possível enviar aos amigos desenhos animados–estáticos–para expressar emoções de forma diferente dos emojis, palavras ou áudios. Além de usar acervos de stickers, você pode criar novos a partir das suas fotos. Veja como usar, adicionar ou criar as novas figurinhas do WhatsApp a seguir.

Antes de mais nada: onde ficam os stickers?

Eles estão na mesma área em que você sempre encontrou os emojis, no ícone de carinha sorridente no canto esquerdo da caixa de texto. Ao abrir essa opção, basta selecionar o ícone de figurinha que fica na parte inferior da interface.

Ali, você já vai encontrar novas opções de download de figurinhas. Vale lembrar que baixar esses conteúdos consome dados de internet móvel, portanto, talvez seja melhor estar conectado a uma rede Wi-Fi para não ficar sem 4G no fim do mês.

Stickers-WhatsApp

 (EXAME/WhatsApp/Reprodução)

Você pode adicionar novos pacotes de figurinhas ao tocar no ícone do símbolo "+". Você será levado à página de downloads na Google Play Store, onde encontrará opções de aplicativos que instalam pacotes de figurinhas. Além de animações tradicionais, de desenhos como o de uma xícara de café expressando diversas emoções, há também pacotes de frases e memes de internet que podem ser usados nas suas conversas no WhatsApp.

Como criar figurinhas no WhatsApp

Você e seus amigos podem virar figurinhas no WhatsApp. Tudo é feito com base em fotos. No Android, o aplicativo chamado "Criar figurinhas para WhatsApp WAStickerApps", publicado pela desenvolvedora EasyCodesBR, permite a criação de stickers desse modo. Será preciso gerar três novos stickers para criar um pacote seu.

Depois que escolher uma foto, você terá que editá-la para remover o fundo da cena e dar destaque às pessoas ou objetos fotografados. Essa parte é trabalhosa e precisa ser feita manualmente, usando uma ferramenta de borracha para remover tudo que não é essencial na figurinha. Quanto mais capricho, melhor sairá a figurinha. O ideal é evitar deixar rebarbas, o que pode ser demorado.

Como-fazer-Stickers-no-WhatsApp

Felizmente, o aplicativo tem uma ferramenta que permite desfazer ações que não foram bem executadas. Vale notar que você pode também facilitar o trabalho usando a ferramenta de varinha mágica do Adobe Photoshop no computador e, depois, transferir a imagem para a biblioteca de mídia do celular e inseri-la rapidamente como sticker. Um detalhe: toda coleção criada no WAStickerApps precisa ter três figurinhas–mas você pode adicionar a mesma três vezes para não precisar editar três imagens diferentes.

Stickers no iPhone

No iPhone, o procedimento é parecido. Você pode baixar o aplicativo Top Figurinhas para remover o fundo da imagem e adicionar o novo pacote ao WhatsApp.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.