Comissão Global é formada para discutir o futuro da internet

Comissão Global sobre a Governança da Internet foi criada por dois grupos de reflexão (think tanks)

São Paulo - Foi anunciada nesta quarta, 22, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, a criação de uma nova iniciativa que vai debater o futuro da Internet. Trata-se da Comissão Global sobre a Governança da Internet, criada por dois grupos de reflexão (think tanks), o canadense Centre os International Governance Inovation (CGI) e britânico Royal Institute of International Affairs, que é ligado ao ministério de relações exteriores da Inglaterra.

A iniciativa está prevista para durar os próximos dois anos, período em que os comissários se reunirão com atores da área governamental, com representantes dos provedores de conexão, da academia e sociedade civil em geral. O presidente da comissão será o ministro das relações exteriores da Suécia, Carl Bildt.

"Na maioria dos países, cresce a atenção sobre as questões de liberdade, segurança e governança da Internet. E, na minha visão, esses temas estão intimamente relacionados. A rápida evolução da Internet tem sido possível através de um modelo aberto e flexível, mas esse modelo tem sido cada vez mais atacado", disse Carl Bildt em nota. "E isso é resultado de questões relativas à liberdade na Internet, segurança e monitoramento que estão sendo cada vez mais debatidas", completa ele.

O objetivo da comissão é encorajar discussões públicas sobre governança da Internet. Além disso, através da divulgação do relatório final dos trabalhos, a comissão vai subsidiar as discussões que serão travadas em eventos-chave sobre o assunto, como o World Summmit on the Information Society, o Global Multistakeholder Meeting on the Future of Internet, que acontecerá em abril no Brasil, e a reunião de plenipotenciários da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que acontecerá em outubro.

A comissão será focada em quatro temas: aumentar a legitimidade da governança; estimular a inovação; aumentar a garantia de direitos humanos na Internet; e afastar riscos sistêmicos. A comissão será formada por aproximadamente 25 membros, dentre eles Hartmut Glaser, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.