Cinco novidades do Windows 10 que já existiam no Linux
Veja quais recursos já estavam disponíveis para o software livre e agora chegam ao sistema da Microsoft
Lucas Agrela
Publicado em 9 de outubro de 2014 às 15h49.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h47.
A Microsoft apresentou o Windows 10, seu novo sistema operacional para computadores. Há diversas novidades no sistema, mas muitas delas já existiam em algumas distribuições do Linux, que é um software livre e oferece formas relativamente simples de personalização para desenvolvedores ou mesmo curiosos. Confira a seguir algumas novidades do Windows 10 que já existiam em gerenciadores de janelas do Linux.
Enquanto a Microsoft esperou até 2015 para oferecer múltiplos desktops como padrão aos usuários do sistema, o gerenciador de ambiente gráfico GNU/ Linux KDE 1.0 conta com o recurso desde 1998. A diferença totaliza 17 anos.
Enquanto o Ubuntu oferece a partir de 2014 um ambiente amplo devido a uma única base de código, o que inclui o sistema móvel Ubuntu Touch, a Microsoft passará a adotar o modelo em 2015.
A pesquisa na web feita diretamente pelo sistema é um recurso presente no Windows 10 que existe no Unity Desktop desde 2011.
O recurso de visualizar todas as janelas abertas em uma interface simples e agradável é uma novidade do Windows 10. Já o Ubuntu tem esse recurso há alguns anos, tanto no Unity quanto no Gnome 3.
As janelas sem bordas estão entre as novidades do Ubuntu 2014, apresentado em abril deste ano. O mesmo padrão de visual é encontrado no Windows 10.