Chairman da HP é fotografado usando um MacBook Air, da Apple

Ray Lane, presidente do conselho da HP, se deixa fotografar em casa usando um MacBook Air, da concorrente Apple

São Paulo — Um perfil de Ray Lane, o chairman executivo da HP, publicado pela agência Reuters traz uma foto reveladora. Ela mostra Lane usando um MacBook Air, da Apple, em sua casa. É mais ou menos como se o presidente da Coca Cola aparecesse numa foto bebendo Pepsi.

É natural que o presidente executivo do conselho da HP procure conhecer os produtos dos concorrentes. E, claro, a Apple é um dos mais importantes entre eles. Mas o fato de Lane ter se deixado fotografar com a maçãzinha iluminada à sua frente chama atenção. Em geral, por razões óbvias, executivos procuram aparecer nas fotos com produtos de suas próprias empresas.

A foto não poderia ter vindo num momento pior, já que a HP acaba de lançar o Folio 13, seu notebook ultraleve, no estilo do MacBook Air. Nos Estados Unidos, o Folio é vendido por 400 dólares a menos que o Air mais barato. E ele ainda tem recursos que não estão presentes no portátil da Apple, como conectores para rede de dados, TV e unidades de disco externas nos padrões mais comuns no mercado.

A atitude de Lane só reforça a imagem de crise da HP. A cena é triste para uma companhia que, fundada em 1939, foi ponto de partida para o desenvolvimento do Vale do Silício e funcionou durante décadas como um celeiro de produtos inovadores.