Centenas de pessoas "inundam" Wall Street por seu papel na mudança climática
Sob o lema 'Flood Wall Street', os presentes marcharam desde o Battery Park, no extremo sul da ilha de Manhattan, até a zona de Wall Street
Da Redação
Publicado em 22 de setembro de 2014 às 14h53.
Centenas de pessoas participaram nesta segunda-feira de uma manifestação pelo distrito financeiro de Nova York para protestar pelo papel das grandes corporações de Wall Street na mudança climática.
Um dia após a grande passeata contra a mudança climática que foi realizada na 'Big Apple', na qual participaram mais de 300 mil pessoas, centenas de manifestantes se vestiram de azul para "inundar" Wall Street.
Sob o lema "Flood Wall Street", os presentes marcharam desde o Battery Park, no extremo sul da ilha de Manhattan, até a zona de Wall Street, onde tinham previsto uma ação, apesar de não contar autorização.
Desta forma, os protestos e reivindicações sociais voltaram a ressoar no coração do distrito financeiro de Nova York justo no terceiro aniversário do início do movimento Occupy Wall Street
Antes de partir rumo a Wall Street, Naomi Klein e Chris Hedges, ativistas do grupo Climate Justice Alliance, presidiram uma concentração no Battery Park na qual denunciaram as empresas que financiam atividades que fomentam o aquecimento global.
"Há dois anos o furacão Sandy inundou literalmente o distrito financeiro de Nova York e isso não impediu que seguissem financiando atividades que aquecem o planeta. E por isso vamos voltar a inundá-lo", disseram os convocadores da manifestação.
Com cartazes nos quais era possível ler mensagens como "Inundemos Wall Street" e "Paremos o capitalismo", e seguidos de perto pela polícia na avenida Broadway, os manifestantes denunciaram que "a economia de 1% está destruindo o planeta".
Os organizadores da manifestação desafiaram as autoridades ao convidar os manifestantes a caminhar até a zona da Bolsa de Nova York (NYSE) para realizar uma ação sem contar com a permissão da polícia.
A manifestação aconteceu na véspera da Cúpula sobre o Clima que será realizada amanhã em Nova York, na qual participarão mais de uma cem governantes que também participarão do debate geral da Assembleia geral da ONU.