Tecnologia

Barnes & Noble aprimora Nook Color para competir com iPad

O novo Nook Color possui uma loja para compra de aplicativos, roda jogos como o "Angry Birds" e permite o acesso a e-mails em contas do Google e do Yahoo

O e-reader Nook Color, da Barnes & Noble compete com o Kindle, da Amazon (Divulgação)

O e-reader Nook Color, da Barnes & Noble compete com o Kindle, da Amazon (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2011 às 18h04.

Nova York - A Barnes & Noble revelou novos recursos para seu leitor eletrônico Nook Color a fim de deixá-lo mais competitivo com o iPad, da Apple, e oferecer funções ausentes do Kindle, da Amazon.com.

A Barnes & Noble afirmou em comunicado à imprensa pela Internet nesta segunda-feira que o novo Nook Color possui uma loja para compra de aplicativos, roda jogos como o "Angry Birds" e permite o acesso a e-mails em contas do Google e do Yahoo.

Ele também emprega o sistema operacional do Google, o Android 2.2, também chamado de Froyo, permitindo a usuários assistir vídeos em Flash 10.1. Os novos recursos tentam corrigir deficiências apontadas por avaliadores do dispositivo quando a Barnes & Noble apresentou o Nook Color, em outubro.

"Os consumidores afirmaram que queriam recursos semelhantes aos de um tablet", disse Jamie Iannone, presidente da unidade de produtos digitais da empresa.

O preço do Nook Color continua sendo de 249 dólares.

O iPad, que vendeu cerca de 20 milhões de unidades desde seu lançamento no ano passado, é um tablet com funções de e-reader, e a Apple opera uma livraria digital.

Em contraste, o Kindle, da Amazon, é o leitor eletrônico mais vendido, mas não possui uma tela colorida e sensível ao toque, nem permite a navegação na Web por meio de Wi-Fi, recursos padrão nos tablets.

"Eu não acho que eles estão tentando combater o iPad tanto quanto desejam superar a Amazon", disse o analista James McQuivey, da Forrester Research.

Ele estima que a Barnes & Noble tenha vendido 400 mil Nook Colors desde o lançamento do aparelho e disse que as vendas podem chegar a 3 milhões de unidades no fim do ano.

Acompanhe tudo sobre:Barnes & NobleEmpresasEmpresas americanasTablets

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame