Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

As 5 linguagens de programação mais usadas no mundo, segundo o GitHub

Ranking aponta o Brasil como uma das comunidades de desenvolvedores de software que mais cresce no mundo

Modo escuro

O uso de Javascript, SaaS e Blade aumentou em todo o Brasil, de acordo com a pesquisa anual de desenvolvedores do GitHub (elliotcable / Flickr/Reprodução)

O uso de Javascript, SaaS e Blade aumentou em todo o Brasil, de acordo com a pesquisa anual de desenvolvedores do GitHub (elliotcable / Flickr/Reprodução)

A
André Lopes

Publicado em 18 de janeiro de 2022, 16h22.

Última atualização em 20 de janeiro de 2022, 12h34.

A plataforma de hospedagem de código-fonte GitHub, onde programadores comumente postam seus portfólios, divulgou nesta terça-feira,18, o relatório anual Octoverse de 2021, que analisa o desenvolvimento do mercado de progração e as linguagens mais utilizadas pela comunidade de desenvolvedores no Brasil e no mundo.

Segundo o GitHub, embora o mercado sul-americano tenha contribuído com apenas 6% do número total de programadores em todo o mundo, em comparação com a América do Norte e Ásia que, juntas, tiveram 60% dos desenvolvedores de software contribuindo com código, esta região foi a que mais cresceu em comparação com o ano anterior. O Brasil, em particular, é uma das comunidades de desenvolvedores de software que mais cresce no mundo, com um crescimento anual de 40% no total de usuários.

No país as linguagens que mais crescem ano a ano, classificadas em ordem, foram: Javascript, Sass CSS, Blade, Linguagem de configuração HashiCorp, Elixir, Typescript, Kotlin, Go, Lua e Python. A popularidade de Javascript e Sass CSS no Brasil foi semelhante ao crescimento de ambas as linguagens globalmente, enquanto o aumento do uso da Blade e da linguagem de configuração Hashicorp foi mais específico para o Brasil.

Comparação dos rankings entre as cinco principais linguagens de programação mais utilizadas no mundo e no Brasil:

Brasil Mundo
Javascript Javascript
Sass CSS Python
Blade Java
HCL Typescript
Elixir C#

Confira quais são as tendências e o que elas significam para o mercado nacional:

#1 - Javascript

JavaScript é uma linguagem de programação universal, multiplataforma e segue sendo a linguagem mais popular no mundo inteiro nos últimos sete anos. A universalidade do JavaScript a torna especialmente procurada para aplicativos de machine learning e inteligência artificial. Ela também permite um tempo de desenvolvimento rápido, fornecendo um loop interativo para facilitar a depuração em uma estrutura de desenvolvimento sólida.

#2 - Sass CSS 

Uma linguagem de extensão do CSS, a Syntactically Awesome Style Sheets (SASS), em tradução livre “folhas de estilo com uma sintaxe incrível”, tem ganhado popularidade desde a sua criação em 2006. A SASS visa tornar o processo de desenvolvimento mais simples e mais eficiente, mantendo a mesma lógica do CSS (seletores, regras etc), mas de uma maneira mais organizada, intuitiva e com trechos de código facilmente reutilizáveis.

#3 - Blade

A terceira linguagem mais popular no Brasil é a Blade, conhecida por aumentar a produtividade, a velocidade de codificação e a facilidade de leitura do código. É uma linguagem que enfatiza o algoritmo, por isso tem um conjunto de sintaxe bem pequeno, mas poderoso. Por ser simples, rápida e dinâmica, permite desenvolver aplicações complexas rapidamente.

#4 - HashiCorp Configuration Language (HCL)

A HashiCorp Configuration Language (HCL) é de configuração exclusiva, projetada para ser usada com ferramentas HashiCorp. Hoje, a HCL se expandiu e já é classificada como um kit de ferramentas para a criação de linguagens de programação estruturadas. Embora pretenda ser útil para finalidades gerais, e na criação de linguagens que sejam amigáveis tanto para pessoas quanto para máquinas, para uso com ferramentas de linha de comando, é voltada principalmente para ferramentas de desenvolvimento, servidores, etc.

#5 - Elixir

A Elixir surgiu em 2014 e é uma linguagem de programação brasileira que tem sido adotada por cada vez mais desenvolvedores ao redor do mundo. É uma linguagem de código aberto que é executada na Máquina Virtual Erlang (Erlang VM), cujo principal objetivo é oferecer uma programação produtiva para aplicações distribuídas seguras e de fácil manutenção, potencializando os recursos da máquina virtual sobre a qual está fundada sem custos de performance.

 

Produtos Recomendados pela Exame

Últimas Notícias

ver mais
Guerra por talentos em IA: a corrida pessoal da Índia por especialistas em ciência de dados
Tecnologia

Guerra por talentos em IA: a corrida pessoal da Índia por especialistas em ciência de dados

Há 8 horas
Chip no cérebro? Empresa de Elon Musk recebe aval para testes em humanos
Tecnologia

Chip no cérebro? Empresa de Elon Musk recebe aval para testes em humanos

Há 14 horas
Pesquisadores chineses descobrem forma de fabricar células solares flexíveis e finas em papel
Tecnologia

Pesquisadores chineses descobrem forma de fabricar células solares flexíveis e finas em papel

Há 14 horas
TikTok testa chatbot chamado Tako para responder a perguntas dos usuários
Tecnologia

TikTok testa chatbot chamado Tako para responder a perguntas dos usuários

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais