Brasília -Os aplicativos para smartphones e tablets serão ferramentas de grande utilidade para os turistas que viajarão pelo país para acompanhar os jogos da Copa de 2014 .
Antes mesmo de ir ao aeroporto, já é possível se beneficiar dessa tecnologia, com os aplicativos de empresas aéreas ou da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
O Infraero Voos Online possibilita consultar – e compartilhar por meio de SMS, e-mail, Facebook ou Twitter – os horários de partida e chegada de voos em 50 aeroportos brasileiros.
O aplicativo oferece também, por meio do Guia do Passageiro, informações úteis sobre diversos assuntos ligados a viagens.
Caso o voo faça escalas e o passageiro tenha de aguardar por muito tempo a conexão, uma possibilidade é aproveitar o tempo livre para conhecer opções de lazer, gastronomia, compras, hotéis e serviços a um raio de 20 quilômetros do aeroporto.
Com o aplicativo Aeroperto, basta ao usuário informar em qual aeroporto está e qual a disponibilidade de tempo que tem até o embarque.
Com essas informações, o aplicativo lista uma série de estabelecimentos próximos aos 63 aeroportos que fazem parte da rede Infraero.
Além disso, alertas sobre check-in e embarque são enviados ao usuário.
Para se deslocar do aeroporto até o hotel, uma dica é o aplicativo Onde Tem Taxi Aqui?, desenvolvido pelo Ministério das Cidades com o objetivo de ajudar as pessoas a localizarem pontos de táxi próximos.
Se o turista vier do exterior e tiver dificuldades para se comunicar em português, uma alternativa interessante são os aplicativos que fazem tradução por texto ou por voz – entre eles o iTranslate, o Google Tradutor, o Voice Translator e o iTranslate Voice 2.
Caso a dificuldade seja a escolha de um bom restaurante ou bar, uma boa saída é baixar os aplicativos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Eles contêm sugestões para programas gastronômicos em algumas das cidades-sede.
As versões para os estados do Amazonas, de Alagoas, do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Distrito Federal já estão disponíveis.
- 1. A Copa vem aí
1 /9(Facebook/Sony)
São Paulo -- Abrimos nossa galeria de
apps da semana com um app que permite fazer um passeio virtual em dois dos principais estádios da Copa. Também testamos o genial Sketch Guru, que transforma fotos em desenhos. Outros destaques são o Caixa de Remédios, as novas versões do Sunrise e do Quip, o Croqui e o app oficial da Khan Academy.
2. Tour Virtual - Estádios 2014 2 /9(EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone/iPad Tour Virtual permite fazer um passeio por dois dos principais estádios da Copa: a Arena Corinthians (mais conhecida como Itaquerão), onde acontece a abertura do torneio; e o Maracanã, onde será disputada a partida final. Há desenhos, textos e imagens em 3D que permitem ver o estádio em 360 graus de diversos pontos de vista. O app é da editora Abril, também dona de EXAME.com.
3. Sketch Guru 3 /9(EXAME.com)
Grátis, em inglês, para
Android e
iPhone/iPad O Sketch Guru oferece uma coleção de filtros fotográficos que dão, à imagem, aparência de pintura ou desenho. São 13 opções de efeitos como aquarela, lápis de cor, giz e história em quadrinhos. Os resultados são muito bons. Depois de prontas, as imagens podem ser compartilhadas de várias maneiras. O app exibe anúncios, que podem ser eliminados por 3,99 dólares.
4. Caixa de Remédios 4 /9(EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android e
iPhone Caixa de Remédios é um calendário de medicamentos que lembra quando é hora de tomar algum remédio. Ele permite identificar o medicamento fotografando o código de barras na embalagem ou digitando seu nome. Além de emitir lembretes, o app exibe alguns dados sobre o produto e permite pesquisar seu preço em farmácias online. Pode-se, ainda, fotografar a receita e armazená-la no app.
5. Sunrise 5 /9(EXAME.com)
Grátis, em inglês, para
Android,
iPhone/iPad e na
web O calendário Sunrise, velho conhecido dos usuários de iPhone e iPad, chegou ao Android e à web nesta semana. Ele se destaca por ser prático, elegante e rico em recursos. O app se conecta a serviços como Google, Facebook, Twitter e LinkedIn. Pode mostrar o local de um compromisso num mapa e exibir a foto da pessoa com quem você vai se reunir (obtida em alguma rede social), por exemplo.
6. Quip 6 /9(EXAME.com)
Grátis, em português, para
Android,
iPhone/iPad e na
web O Quip é uma bem-sucedida mistura de editor de textos com app de colaboração. Ele permite criar e comentar documentos, além de trocar mensagens com a equipe. O app pode ser usado offline e sincroniza arquivos entre diversos dispositivos. A versão 2.0, liberada nesta semana, traz novo layout, mecanismo de busca e a possiblidade de exportar documentos para o Microsoft Word.
7. Croqui 7 /9(EXAME.com)
Em português, para
Android (grátis) e
iPhone/iPad (0,99 dólar) Croqui é um app para praticantes de alpinismo. Ele dá acesso aos croquis de mais de mil vias de escalada em rocha, a maioria no estado do Rio de Janeiro. O app é útil, mas é um tanto tosco. Não é possível pesquisar vias pelo grau de dificuldade, por exemplo. Depois de instalá-lo, é preciso tocar no botão Atualizar (no rodapé do menu) para baixar os dados.
8. Khan Academy 8 /9(EXAME.com)
Grátis, para
iPhone/iPad e
Windows 8 O app oficial da Khan Academy permite pesquisar, visualizar e compartilhar as aulas do site educativo. Também possibilita armazenar os vídeos no smartphone ou tablet para que possam ser vistos offline. Os cursos da Khan Academy são gratuitos e cobrem temas que vão da matemática básica a finanças e ciência da computação. O app para iOS está disponível em português, mas os cursos são em inglês.
9. Agora veja apps para enviar mensagens anônimas, digitalizar documentos, traduzir palavras, aprender idiomas, casar-se, manter-se concentrado e ter um filho: 9 /9(Divulgação)
Já o GuiaMais Turismo contém, além de sugestões de praias, alimentação e lojas, informações sobre os municípios, serviços, mapas e roteiros de viagem.
O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) lançaram recentemente o Fellowtrip, um guia de viagens interativo que permite ao usuário criar seu próprio itinerário e compartilhar as melhores rotas do Brasil.
Ao escolher seu roteiro, o turista poderá ver dicas de outros usuários sobre restaurantes, baladas, hotéis e lugares interessantes, bem como horários das atrações.
Várias secretarias de turismo das cidades-sede também desenvolveram aplicativos que mostram os principais roteiros e pontos turísticos.
A Região Centro-Oeste conta com um aplicativo específico para ajudar os turistas a montarem roteiros e conhecerem cerca de 100 pontos turísticos de suas principais cidades.
Desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), o Brasil Central Tur contém mapas com indicações, imagens e descrições de cada um desses lugares, situados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Em meio a tantos roteiros e deslocamentos, o turista pode ter dificuldades para encontrar casas de câmbio onde possa, com segurança, comprar ou vender moeda estrangeira.
Pensando neles, o Banco Central lançou o Câmbio Legal, um aplicativo que ajuda a localizar em todo o país instituições autorizadas para operações de câmbio.
Mas de nada adianta ter dinheiro no bolso se o turista não tiver boas condições físicas para dar conta de tantos programas.
Para ajudar na localização de hospitais e farmácias, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Saúde na Copa.
Além de ajudar o turista a encontrar o atendimento médico mais próximo, o aplicativo ajuda no monitoramento de diversas informações de saúde e faz um mapeamento de tendências de ocorrências epidemiológicas (localiza áreas, em todo o mundo, com mais riscos de epidemias) para evitar contágio.
Já na área dos direitos humanos, o governo lançou recentemente o aplicativo Clique 180, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pela ONU Mulheres.
O aplicativo permite o acesso direto ao Ligue 180 - uma central de atendimento à mulher cujo foco está no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o Brasil.
O aplicativo contém informações sobre os tipos de violência contra a mulher, dados de localização dos serviços da rede de atendimento e proteção, além de sugestões de rota para chegar até eles.
Para denunciar crimes de violência contra crianças e adolescentes,o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou o aplicativo Proteja Brasil.
A partir do local onde o usuário está, o aplicativo indica telefones, endereços e os melhores caminhos para chegar até delegacias especializadas, conselhos tutelares e organizações que ajudam a proteger crianças e adolescentes da violência nas principais cidades brasileiras.
- 1. 10 apps para organizar a sua vida
1 /11(Hawkexpress / Flickr)
A desorganização é um mal que atinge a maioria das pessoas hoje em dia. São tantos compromissos, tarefas, ideias, pensamentos e objetos que precisam estar em seu devido tempo e lugar que muita gente acaba se perdendo. Desde aqueles que raramente esquecem um evento até os que se perdem na própria rotina, todos precisam de alguma ajuda para manter a vida organizada. Por este motivo, o Downloads INFO separou aplicativos que, de alguma forma, ajudam na organização pessoal. Cada um tem funções diferentes que permitem organizar o mundo real colocando as informações no mundo virtual. Entre os softwares que estão na lista, estão apps com ferramentas de criação e organização de notas, calendários, agendas, listas de tarefas, otimizadores de tempo, organizadores de tarefas domésticas, entre outras. Confira na galeria a seguir e não deixe a sua vida se desorganizar!
- 2. Evernote
2 /11(Reprodução/Evernote)
Evernote é uma excelente opção para fazer anotações no smartphone. Ele conta bons recursos, sendo o melhor deles a sincronia automática de dados entre várias instalações do programa em todos os dispositivos que tiver.
Você pode organizar as notas por cadernos e acrescentar tags para facilitar a localização e a consulta. Mais: as notas podem incluir fotos (inclusive tiradas na hora), anotações a mão, áudio, capturas de tela e anexos. Além de possibilitar o envio de notas para redes sociais, é possível convidar pessoas para compartilhar cadernos ou mesmo criar links públicos para eles.
- 3. Cal
3 /11(Divulgação/Cal)
Feito pelos mesmos desenvolvedores da popular lista de tarefas Any.DO, o calendário Cal tem um visual limpo e funcional, e sincroniza dados com o Google Calendar e o Exchange. Além disso, ele pode se integrar às redes sociais como o Facebook para preencher os eventos com informações de local, data, contatos que podem comparecer e mais.
- 4. HomeSlice
4 /11(Divulgação/HomeSlice)
O app Homeslice surgiu com o intuito de facilitar a vida de quem divide a moradia - e tornar a vivência em conjunto bem mais agradável.
O aplicativo tem quatro abas. Uma tem uma lista de produtos de compras, outra tarefas relacionadas a limpeza e uma de contas. Em cada uma delas, é mostrada uma lista em que cada ítem pode estar verde (em estoque, feito ou pago) ou vermelho. Além disso, há uma aba onde os avisos das outras três são mostrados.
Em cada uma das compras ou contas, é possível colocar um valor gasto. O aplicativo automaticamente divide o valor entre todos os usuários no grupo.
- 5. Google Keep
5 /11(Divulgação/Google Keep)
O Google Keep é um app que serve para criar anotações e adicionar a elas fotos, gravações de áudio e outros elementos. Ele sincroniza as notas entre dispositivos logados com a mesma conta do Google, permitindo acessá-las em qualquer aparelho que tenha conexão com a internet.
O Keep conta com um sistema de organização diferente, baseado em cores. Notas da cor azul devem ser relacionadas a um tema, enquanto notas verdes a outro, por exemplo. Ele ainda apresenta uma ferramenta bem útil para criar checklists, como as que são usadas para enumerar tarefas ou fazer listas de compras.
- 6. Smartr Contacts
6 /11(Divulgação/Smartr Contacts)
Smartr Contacts é um utilitário feito para Android e iPhone capaz de integrar todos seus contatos em diversas plataformas em um só lugar.
A ideia é que o usuário consiga encontrar todos os dados referentes a um contato pelo aplicativo. Assim, para cada pessoa haverá todas as redes sociais relacionadas a ela, os tipos de contato feitos, como ligações, mensagens e até e-mails. A interface do aplicativo mostra os contatos como em uma rede social.
- 7. Yupee
7 /11(Divulgação/Yupee)
O Yupee é um aplicativo que funciona como um gerenciador financeiro. Ele apresenta duas opções principais: a agenda e o YuPay. É a primeira que traz os recursos mais interessantes, permitindo cadastrar os gastos e recebimentos (lançamentos) na hora com o comando “Agenda Financeira”. Dá para dividi-los em cartão de crédito e débito, dinheiro, boleto, e mais.
O YuPay é uma ferramenta que serve para fazer pagamentos de boletos pelo próprio Yupee. Por fim, usuários da versão do programa para web e Windows ainda podem usar o “YupBox”, que funciona como um Dropbox para os documentos financeiros.
- 8. Laverna
8 /11(Reprodução/Laverna)
Laverna é um aplicativo webware para criar e salvar notas. Os seus principais diferenciais são o fato de o app ter código aberto, salvo no GitHub, da possibilidade de criptografar as notas e de não precisar de conta para utilizar. Assim, ele preza pela segurança e privacidade.
Além disso, ele tem outras funções em comum com os principais softwares do gênio. Ele permite adicionar tags e anexos às notas, salvar os arquivos na nuvem pelo Dropbox, criar cadernos e listas de tarefas, entre outras ferramentas.
- 9. OptimizeMe
9 /11(Reprodução/OptimizeMe)
OptimizeMe é um aplicativo que busca melhorar o bem-estar do usuário, analisando as suas atividades diárias.
Para tal, o aplicativo precisa saber tudo o que ele faz no seu dia. As atividades são divididas em quatro categorias: saúde, criatividade, rotina e prazer.
Quando dias suficientes forem analisados pelo aplicativo (para todas as funções é preciso gravar 12 dias), ele proporciona gráficos e tabelas que relacionam as suas atividades com o seu bem-estar. É possível isolar uma certa atividade para ver o quanto ela afeta o stress, a saúde e o bem-estar em geral, por exemplo. Também é possível marcar pessoas nas atividades para ver quem faz mais bem a usuáriono dia-a-dia. Com os dados obtidos, é possível criar metas a serem atingidas.
- 10. OneNote
10 /11(Reprodução/OneNote)
O Microsoft OneNote é um aplicativo muito completo para criação e compartilhamento de notas. Ao contrário de simples post-its eletrônicos, as notas criadas pelo OneNote podem receber dados de fontes variadas. O usuário pode escrever uma nota em qualquer lugar de uma página do OneNote, e acrescentar imagens, gráficos, tabelas, entre outros elementos. O OneNote salva automaticamente as informações da sua conta na núvem, e sincroniza em todos os dispositivos que usar o app. Além disso, ele permite que notas criadas em outros apps sejam vinculadas ao OneNote.
- 11. Agora veja como ter acesso a seus arquivos em qualquer lugar:
11 /11(Divulgação)