Exame Logo

Apps para smartphones ajudam turistas a conhecer o Brasil

Aplicativos para smartphones e tablets serão ferramentas de grande utilidade para os turistas que viajarão pelo país durante a Copa

Tablet e smartphone: antes mesmo de ir ao aeroporto, já é possível se beneficiar dos apps (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2014 às 09h09.

Brasília -Os aplicativos para smartphones e tablets serão ferramentas de grande utilidade para os turistas que viajarão pelo país para acompanhar os jogos da Copa de 2014 .

Antes mesmo de ir ao aeroporto, já é possível se beneficiar dessa tecnologia, com os aplicativos de empresas aéreas ou da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O Infraero Voos Online possibilita consultar – e compartilhar por meio de SMS, e-mail, Facebook ou Twitter – os horários de partida e chegada de voos em 50 aeroportos brasileiros.

O aplicativo oferece também, por meio do Guia do Passageiro, informações úteis sobre diversos assuntos ligados a viagens.

Caso o voo faça escalas e o passageiro tenha de aguardar por muito tempo a conexão, uma possibilidade é aproveitar o tempo livre para conhecer opções de lazer, gastronomia, compras, hotéis e serviços a um raio de 20 quilômetros do aeroporto.

Com o aplicativo Aeroperto, basta ao usuário informar em qual aeroporto está e qual a disponibilidade de tempo que tem até o embarque.

Com essas informações, o aplicativo lista uma série de estabelecimentos próximos aos 63 aeroportos que fazem parte da rede Infraero.

Além disso, alertas sobre check-in e embarque são enviados ao usuário.

Para se deslocar do aeroporto até o hotel, uma dica é o aplicativo Onde Tem Taxi Aqui?, desenvolvido pelo Ministério das Cidades com o objetivo de ajudar as pessoas a localizarem pontos de táxi próximos.

Se o turista vier do exterior e tiver dificuldades para se comunicar em português, uma alternativa interessante são os aplicativos que fazem tradução por texto ou por voz – entre eles o iTranslate, o Google Tradutor, o Voice Translator e o iTranslate Voice 2.

Caso a dificuldade seja a escolha de um bom restaurante ou bar, uma boa saída é baixar os aplicativos desenvolvidos pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Eles contêm sugestões para programas gastronômicos em algumas das cidades-sede.

As versões para os estados do Amazonas, de Alagoas, do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Distrito Federal já estão disponíveis.

São Paulo -- Abrimos nossa galeria de apps da semana com um app que permite fazer um passeio virtual em dois dos principais estádios da Copa. Também testamos o genial Sketch Guru, que transforma fotos em desenhos. Outros destaques são o Caixa de Remédios, as novas versões do Sunrise e do Quip, o Croqui e o app oficial da Khan Academy.
  • 2. Tour Virtual - Estádios 2014

    2 /9(EXAME.com)

  • Veja também

    Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Tour Virtual permite fazer um passeio por dois dos principais estádios da Copa: a Arena Corinthians (mais conhecida como Itaquerão), onde acontece a abertura do torneio; e o Maracanã, onde será disputada a partida final. Há desenhos, textos e imagens em 3D que permitem ver o estádio em 360 graus de diversos pontos de vista. O app é da editora Abril, também dona de EXAME.com.
  • 3. Sketch Guru

    3 /9(EXAME.com)

  • Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O Sketch Guru oferece uma coleção de filtros fotográficos que dão, à imagem, aparência de pintura ou desenho. São 13 opções de efeitos como aquarela, lápis de cor, giz e história em quadrinhos. Os resultados são muito bons. Depois de prontas, as imagens podem ser compartilhadas de várias maneiras. O app exibe anúncios, que podem ser eliminados por 3,99 dólares.
  • 4. Caixa de Remédios

    4 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android e iPhone Caixa de Remédios é um calendário de medicamentos que lembra quando é hora de tomar algum remédio. Ele permite identificar o medicamento fotografando o código de barras na embalagem ou digitando seu nome. Além de emitir lembretes, o app exibe alguns dados sobre o produto e permite pesquisar seu preço em farmácias online. Pode-se, ainda, fotografar a receita e armazená-la no app.
  • 5. Sunrise

    5 /9(EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e na web O calendário Sunrise, velho conhecido dos usuários de iPhone e iPad, chegou ao Android e à web nesta semana. Ele se destaca por ser prático, elegante e rico em recursos. O app se conecta a serviços como Google, Facebook, Twitter e LinkedIn. Pode mostrar o local de um compromisso num mapa e exibir a foto da pessoa com quem você vai se reunir (obtida em alguma rede social), por exemplo.
  • 6. Quip

    6 /9(EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e na web O Quip é uma bem-sucedida mistura de editor de textos com app de colaboração. Ele permite criar e comentar documentos, além de trocar mensagens com a equipe. O app pode ser usado offline e sincroniza arquivos entre diversos dispositivos. A versão 2.0, liberada nesta semana, traz novo layout, mecanismo de busca e a possiblidade de exportar documentos para o Microsoft Word.
  • 7. Croqui

    7 /9(EXAME.com)

    Em português, para Android (grátis) e iPhone/iPad (0,99 dólar) Croqui é um app para praticantes de alpinismo. Ele dá acesso aos croquis de mais de mil vias de escalada em rocha, a maioria no estado do Rio de Janeiro. O app é útil, mas é um tanto tosco. Não é possível pesquisar vias pelo grau de dificuldade, por exemplo. Depois de instalá-lo, é preciso tocar no botão Atualizar (no rodapé do menu) para baixar os dados.
  • 8. Khan Academy

    8 /9(EXAME.com)

    Grátis, para iPhone/iPad e Windows 8 O app oficial da Khan Academy permite pesquisar, visualizar e compartilhar as aulas do site educativo. Também possibilita armazenar os vídeos no smartphone ou tablet para que possam ser vistos offline. Os cursos da Khan Academy são gratuitos e cobrem temas que vão da matemática básica a finanças e ciência da computação. O app para iOS está disponível em português, mas os cursos são em inglês.
  • 9. Agora veja apps para enviar mensagens anônimas, digitalizar documentos, traduzir palavras, aprender idiomas, casar-se, manter-se concentrado e ter um filho:

    9 /9(Divulgação)


  • Já o GuiaMais Turismo contém, além de sugestões de praias, alimentação e lojas, informações sobre os municípios, serviços, mapas e roteiros de viagem.

    O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) lançaram recentemente o Fellowtrip, um guia de viagens interativo que permite ao usuário criar seu próprio itinerário e compartilhar as melhores rotas do Brasil.

    Ao escolher seu roteiro, o turista poderá ver dicas de outros usuários sobre restaurantes, baladas, hotéis e lugares interessantes, bem como horários das atrações.

    Várias secretarias de turismo das cidades-sede também desenvolveram aplicativos que mostram os principais roteiros e pontos turísticos.

    A Região Centro-Oeste conta com um aplicativo específico para ajudar os turistas a montarem roteiros e conhecerem cerca de 100 pontos turísticos de suas principais cidades.

    Desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), o Brasil Central Tur contém mapas com indicações, imagens e descrições de cada um desses lugares, situados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.

    Em meio a tantos roteiros e deslocamentos, o turista pode ter dificuldades para encontrar casas de câmbio onde possa, com segurança, comprar ou vender moeda estrangeira.

    Pensando neles, o Banco Central lançou o Câmbio Legal, um aplicativo que ajuda a localizar em todo o país instituições autorizadas para operações de câmbio.

    Mas de nada adianta ter dinheiro no bolso se o turista não tiver boas condições físicas para dar conta de tantos programas.

    Para ajudar na localização de hospitais e farmácias, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Saúde na Copa.

    Além de ajudar o turista a encontrar o atendimento médico mais próximo, o aplicativo ajuda no monitoramento de diversas informações de saúde e faz um mapeamento de tendências de ocorrências epidemiológicas (localiza áreas, em todo o mundo, com mais riscos de epidemias) para evitar contágio.

    Já na área dos direitos humanos, o governo lançou recentemente o aplicativo Clique 180, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pela ONU Mulheres.

    O aplicativo permite o acesso direto ao Ligue 180 - uma central de atendimento à mulher cujo foco está no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o Brasil.

    O aplicativo contém informações sobre os tipos de violência contra a mulher, dados de localização dos serviços da rede de atendimento e proteção, além de sugestões de rota para chegar até eles.

    Para denunciar crimes de violência contra crianças e adolescentes,o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou o aplicativo Proteja Brasil.

    A partir do local onde o usuário está, o aplicativo indica telefones, endereços e os melhores caminhos para chegar até delegacias especializadas, conselhos tutelares e organizações que ajudam a proteger crianças e adolescentes da violência nas principais cidades brasileiras.

    Acompanhe tudo sobre:AppsCopa do MundoEsportesFutebolIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTabletsTurismo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame