Exame Logo

Anatel abre consulta pública sobre SMS de emergência

Agência busca soluções para possibilitar a identificação da origem das mensagens

Autorização para envio de SMS para serviços de emergência deve anteder deficientes auditivos e pessoas em situação de risco como sequestros (Mario Tama/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2010 às 10h11.

São Paulo - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou em consulta pública a proposta de alteração do regulamento da telefonia celular que permite o envio gratuito de mensagens de texto para serviços públicos de emergência, como polícia e bombeiros. Técnicos da Anatel estão buscando soluções para possibilitar a identificação da origem das mensagens.

“A principal preocupação da Polícia Militar é poder identificar de onde vêm as mensagens, para poder prestar um atendimento adequado à população”, disse a autora da proposta, a conselheira Emília Ribeiro. Segundo ela, a Anatel está trabalhando na adequação de sistemas de software para buscar uma forma de identificar a origem das mensagens.

Veja também

Segundo Emília, o objetivo da autorização para o envio de mensagens de texto é atender principalmente deficientes auditivos e pessoas que estejam em situações de emergência, como sequestros.

Em junho deste ano, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) ingressou com uma ação civil pública pedindo a regulamentação do sistema de envio de mensagens para serviços de emergência. A regulamentação da Anatel valerá para todo o país, mas a implementação do sistema dependerá de cada estado.

As contribuições podem ser encaminhadas pelo site da Anatel até 13 de dezembro. As propostas serão enviadas à procuradoria da Anatel e depois o conselho diretor vai analisar o texto final do regulamento.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaseguranca-digitalSmartphonesTelecomunicações

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame