Tecnologia

Amsterdã testará barcos autônomos em canais da cidade

Parceira entre MIT, universidades holandesas e instituto municipal criou barcos autônomos que serão testados nos canais de Amsterdã a partir do próximo ano

Roboat: barcos autônomos serão testados nos canais de Amsterdã em 2017 (Divulgação/MIT)

Roboat: barcos autônomos serão testados nos canais de Amsterdã em 2017 (Divulgação/MIT)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 19 de setembro de 2016 às 13h10.

São Paulo – A cidade de Amsterdã, capital da Holanda, vai testar barcos que se dirigem sozinhos em seus canais a partir de 2017. O projeto é uma parceria entre o MIT, o Instituto de Soluções Metropolitanas Avançadas de Amsterdã (AMS Institute) e duas universidades holandesas.

Os barcos foram batizados de Roboats—um trocadilho com as palavras robot (robô) e boat (barco). A iniciativa foi anunciada hoje pelo AMS Institute. Amsterdã é citada pela iniciativa como um “laboratório vivo”.

“Enquanto os primeiros protótipos de carros autônomos estão chegando às estradas, Amsterdã trabalha em um novo capítulo para o incentivo internacional de veículos autônomos”, escreve o instituto em um texto no qual anuncia o projeto.

Os Roboats são resultado de uma pesquisa de mais de cinco anos. “Imagine uma frota de robôs autônomos para o transporte de bens e de pessoas”, fala Carlo Ratti, pesquisador do MIT e um dos líderes do projeto.

A equipe recebeu uma verba de 25 milhões de euros para o desenvolvimento da tecnologia. Em conversa com o site The Verge, Arjan van Timmeren, diretor científico do AMS Institute, diz que a ideia é explorar usos comerciais para o Roboat.

Ele destaca a importância do transporte por água para a economia global e também cita a concentração de grandes cidades em áreas costeiras ou à beira de rios.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaEnsino superiorFaculdades e universidadesHolandaMIT

Mais de Tecnologia

Roblox fora do ar? Jogo passa por instabilidades nesta sexta-feira

TikTok diz ter assinado acordos para criar nova joint venture nos EUA

Meta testa limite de links no Facebook para usuários sem conta verificada

Dois anos depois, Apple Vision Pro começa a ganhar tração no mercado