Amazon refaz o design do app Prime Video; novo visual lembra o da rival Netflix
Nova aparência deixa o aspecto de aplicativo antigo do Prime Video
André Lopes
Publicado em 18 de julho de 2022 às 18h34.
Última atualização em 18 de julho de 2022 às 18h59.
Visto como confuso e de aspecto ultrapassado, o design das diferentes apresentações do Prime Video da Amazon nunca agradou a massa de usuários do serviço.
Ciente da situação, a Amazon anunciou nesta segunda-feira, 18, a sua maior mudança de visual em anos. Um redesign completo que deve chegar na próximas semanas em smartphones Android, videogames, smart tvs e aparelhos de streaming como Roku e Fire Tv.
Para se ter um ideia, a revisão do app foi estudada durante 18 meses,e supervisionada por Ben Smith, vice-presidente da divisão de produtos voltados ao Prime Video e Prime Studios da empresa.
O resultado foi uma interface bastante inspirada na rival Netflix, vista por muitos como referência de usabilidade.
O que muda na Amazon Prime Video?
Baseado nas imagens oficiais divulgadas pela Amazon, o que salta aos olhos no novo Prime Video é uma barra principal de navegação localizada no lado esquerdo da tela.
De ícones verticais que representam as sessões de Pesquisa, Loja, TV ao Vivo, conteúdos gratuitos, meus filmes e Home, a nova posição traz um ar mais organizado e minimalista ao menu.
O mais notável "empréstimo" de design vindo da Netflix está na faixa principal da Home que agora conta com uma sessão que mostra os 10 conteúdos mais populares no Prime Video, e o destaque do que é do Prime Video e o que pertence aos parceiros como StarzPlay.
Além disso, as thumbs que mostram a prévia dos conteúdo também chegaram à Amazon. As diferentes repartições, como o Top 10, agora têm suas imagens exibidas em formato de poster, e quando o ponteiro ou o dedo do usuário fica em cima deles, trailers são exibidos — algo comum em players como o do YouTube.
Contudo, com o redesign, o app provavelmente exigirá mais capacidades gráficas dos aparelhos, por consequência,alguns dispositivos mais antigos não terão acesso à nova interface, como a Apple TV de 2012 ou o PlayStation 3, que seguiram com a aparência antig
Confira mais detalhes do novo visual no vídeo abaixo: