Exame Logo

Alex Atala recebe prêmio internacional pelo conjunto da obra

Segundo Atala, o prêmio traz visibilidade 'ao poder dos ingredientes em potencializar a mudança social

atala
DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2014 às 14h26.

O chef Alex Atala foi agraciado pelo conjunto de sua obra com o prêmio internacional Diners Club, articulado pela academia Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina, que avaliou sua contribuição "essencial à identidade culinária do Brasil nessa região e no mundo".

Atala receberá o prêmio no próximo dia 3 de setembro em Lima, no Peru, durante a segunda edição da premiação, marcada pela apresentação da lista com os 50 Melhores Restaurantes da região, informou nesta quarta-feira a organização em uma nota.

Veja também

Os especialistas da academia consideram que Atala, a partir da cozinha do D.O.M., em São Paulo, "expandiu os limites da cozinha brasileira e alcançou o reconhecimento da crítica nacional e internacional, até o ponto de conseguir mudar a atitude dos restaurantes brasileiros em direção a seus pratos mais tradicionais".

O brasileiro, que também foi eleito o chef do ano (Chef's Choice) pela versão internacional da mesma academia, embora não tenha comparecido à premiação, se mostrou "emocionado e extremamente honrado" pelo prêmio, que, segundo ele, serve para que "a voz da América Latina comece a demonstrar sua força e seja ouvida cada vez mais forte".

Segundo Atala, o prêmio traz visibilidade "ao poder dos ingredientes em potencializar a mudança social e em conscientizar que, estruturando a cadeia alimentícia, é possível valorizar a cultura e o meio ambiente".

O restaurante D.O.M. foi considerado o segundo melhor da América Latina em 2013 e, no final do último mês de abril, o sétimo melhor do mundo na lista elaborada pela revista britânica "Restaurant". No entanto, em relação com a lista de 2013, o restaurante de Atala perdeu uma posição.

Desde sua inauguração em 1999, Atala transformou seu restaurante no motor de mudança da gastronomia brasileira, incorporando produtos originários que não eram frequentes em outros estabelecimentos de São Paulo, como as formigas saúvas.

Desta forma, o chamado "chef star" criou tendência ao aumentar a demanda de ingredientes cultivados por comunidades indígenas com seu trabalho de descobrimento e promoção de alimentos da Amazônia, expedições que costumam ser realizadas junto a cientistas e antropólogos.

Este orgulho pela cozinha tradicional, redefinida com técnicas de vanguarda, transformou Atala "no embaixador mundial da cozinha brasileira", como definiu William Drew, editor da academia dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina.

"Quase por si só transformou percepções em seu país e no mundo todo. Neste processo, inspirou vários chefs jovens a seguir seu exemplo, o que o torna digno merecedor do Prêmio Diners Club pelo conjunto de sua obra", acrescentou o diretor em comunicado.

A cerimônia de premiação também incluirá os prêmios de melhor chef feminina da América Latina 2014, concedido à mexicana Elena Reygadas, do restaurante Rosetta (Cidade do México), e o de melhor chef da América Latina, que será entregue pela primeira vez.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosINFOTrigo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame