EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 21 de fevereiro de 2011 às 18h12.
A Alcatel vai comprar por 320 milhões de dólares os recursos de terceira geração para celulares de sua concorrente, a Nortel Networks.
A companhia, que aguarda aprovação dos acionistas para concretizar a fusão com a Lucent Technologies, finalmente está expandindo sua rede de telefonia móvel e entrando no mercado para competir fortemente com os concorrentes, afirmam os analistas ouvidos pelo americano The Wall Street Journal.
O mercado considerou a compra um ótimo negócio, já que o valor pago pela Alcatel ficou abaixo dos 500 milhões previstos. Juntas, Alcatel, Lucent e Nortel controlam 20% da base mundial de recursos para celulares de terceira geração, atrás somente da sueca Telefon AB LM Ericsson e da finlandesa Nokia.
O negócio deverá ser encerrado até o final do ano. Segundo a Alcatel, com a operação, a empresa "passará a atender 14 novos clientes de UMTS (tecnologia de acesso por rádio) no mundo, detendo uma base instalada combinada que totaliza uma em cada quatro operadoras que utilizam a tecnologia".