Tecnologia

69% das crianças aprendem primeiro a usar um PC

Entre os entrevistados, apenas 9% afirmou saber amarrar um tênis ou sapato

Pela pesquisa, 58% das crianças sabem jogar jogos no computador. O uso deve ser monitorado, segundo especialistas (Andreas Rentz/EXAME.com)

Pela pesquisa, 58% das crianças sabem jogar jogos no computador. O uso deve ser monitorado, segundo especialistas (Andreas Rentz/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2011 às 16h59.

São Paulo - Uma pesquisa realizada pela AVG Technologies afirma que 69% das crianças aprendem primeiro a usar o computador antes de atividades comuns como amarrar um sapato.

A pesquisa, realizada no final de 2010, entrevistou mais de 2200 mães com acesso à internet e que possuíam filhos em idades entre 2 e 5 anos.

Com as mudanças no cenário da educação infantil em comparação a 30 anos atrás, nota-se que as crianças hoje aprendem mais com a tecnologia do que com atividades comuns.

A pesquisa observou que filhos de mães com mais de 35 anos (40%) já sabiam escrever o próprio nome, enquanto filhos de mães com menos de 34 anos (35%) não sabiam escrever.

Hoje, 58% das crianças sabem jogar jogos no computador, porém apenas 20% sabem nadar ou andar de bicicleta (43%).

Entre os entrevistados, apenas 9% afirmou saber amarrar um tênis ou sapato. Mas 19% não tiveram problemas em utilizar aplicativos em smartphones.

Especialistas observam que ter conhecimentos em informática será bom para as crianças no futuro, mas ressaltam a importância de monitorar o uso do computador para evitar um aumento na violência - em casos onde pais não controlam a privacidade das informações que os filhos circulam na internet -, e de possíveis problemas de convívio social.

Embora 28% dos meninos e 29% das meninas soubessem realizar uma chamada pelo celular, somente 20% deles sabia utilizar o telefone 911 para casos de emergência.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaComputadoresGamesInclusão digitalInternet

Mais de Tecnologia

Musk critica aliança Apple-OpenAI e ameaça barrar iPhone em suas empresas

Apple apresenta versão do iPhone com IA nesta segunda; veja o que esperar

LinkedIn atinge 75 milhões de usuários no Brasil com forte crescimento da Geração Z

Trabalhe como um streamer: Santander oferece 8 mil bolsas de estudo para gamers

Mais na Exame