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6 projetos premiados pela NASA e que podem mudar o mundo

The International Space Apps Challenge aconteceu nos dias 21 e 22 de abril e contou com a participação de equipes em todo o mundo

Projeto Bit Harvester, desenvolvido no Quênia, quer levar energia renovável para comunidades carentes do país (Getty Images)

Gabriela Ruic

Publicado em 21 de maio de 2012 às 15h38.

São Paulo – Foram anunciados os vencedores do International Space Apps Challenge, maratona de desenvolvimento tecnológico na qual as equipes foram desafiadas a criarem aplicativos para solucionar problemas relacionados à exploração do espaço e necessidades sociais do planeta. O evento é uma iniciativa da NASA e do Open Governement Partnership, projeto do qual o Brasil é parte com mais 50 países, e que tem como finalidade tornar os governos mais transparentes.

A maratona durou apenas dois dias (21 e 22 de abril) e envolveu dezenas de pessoas mundo afora, além de participantes baseados na Antártica e até mesmo a Estação Espacial Internacional. Para a criação dos apps as equipes deveriam usar e explorar informações espaciais, disponíveis para público geral e coletados ao longo dos anos por agências de todo o mundo.

Um dos requisitos era que as ideias utilizassem o mínimo possível de recursos financeiros e o máximo possível de criatividade e, ao todo, 6 projetos foram premiados. O próximo passo para os vencedores é receber suporte da Innovation Endevours, empresa de startups fundada pelo ex-CEO do Google Eric Schmidt, para que consigam tirar suas ideias do papel.

Confira abaixo os vencedores em cada categoria:

Mais inspirador – Planet Hopper

A ideia do Planet Hoper é tornar acessíveis ao público informações compiladas pela sonda espacial Kepler sobre planetas que não orbitam o sol, os exoplanetas. O projeto de app para web permite procurar por tais planetas e encontrar informações como, por exemplo, quantos anos uma pessoa teria se tivesse nascido por lá ou quanto tempo demoraria a viagem até ele.

Melhor uso de dados – Vicar2png

A NASA tem milhares de dados sobre o espaço. O problema é que a maioria dos arquivos está em um formato não exatamente popular, o VICAR. Pois o projeto, Vicar2png, criado por uma dupla de americanos, permitirá convertê-lo em PNG, tornando os arquivos mais acessíveis. Uma pessoa poderá então ter em mãos milhares de imagens coletadas pela agência e produzir animações, por exemplo.


Mais promissor – Growing Fruits: Pineapple Project

O projeto foi criado por colaboradores no Chile, Quênia, República Dominicana, Estados Unidos, Reino Unido e participantes virtuais. O objetivo do Pineapple Project é auxiliar os agricultores a encontrarem a melhor opção de frutas segundo análise do ph do solo, clima e outras informações relativas ao seu local.

Mais inovador - Strange Desk

O Strange Desk será um app no qual o público entusiasta da ciência poderá publicar imagens e informações sobre qualquer estranheza encontrada no dia a dia. Por exemplo, a presença de alguma espécie estranha ao local e que pode indicar mudanças em seu comportamento migratório. A ideia é que os dados sejam então analisados por cientistas da NASA e se torne mais uma ferramenta para auxiliar a compreensão das mudanças no planeta.

Impacto Galáctico – Grower’s Nation

Criado por uma equipe baseada em Exeter (Reino Unido) e colaboradores em todo o mundo, o app Grower’s Nation tem como objetivo analisar o potencial de exploração de terras não utilizadas. A ideia do app é reduzir os obstáculos de agricultores para plantação, oferecendo informações para ajuda-los a definir o que será cultivado.

Escolha do público – Bit Harvester

O projeto Bit Harvester é desenvolvido por uma equipe de quenianos e tem como foco levar energia renovável para comunidades carentes do país. A ideia é usar sensores e um sistema de controle remoto que possam transmitir dados e comandos em mensagens de texto. Com isso, empresas vão reduzir custos de operação e podem expandir para áreas mais remotas.

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São Paulo – Foram anunciados os vencedores do International Space Apps Challenge, maratona de desenvolvimento tecnológico na qual as equipes foram desafiadas a criarem aplicativos para solucionar problemas relacionados à exploração do espaço e necessidades sociais do planeta. O evento é uma iniciativa da NASA e do Open Governement Partnership, projeto do qual o Brasil é parte com mais 50 países, e que tem como finalidade tornar os governos mais transparentes.

A maratona durou apenas dois dias (21 e 22 de abril) e envolveu dezenas de pessoas mundo afora, além de participantes baseados na Antártica e até mesmo a Estação Espacial Internacional. Para a criação dos apps as equipes deveriam usar e explorar informações espaciais, disponíveis para público geral e coletados ao longo dos anos por agências de todo o mundo.

Um dos requisitos era que as ideias utilizassem o mínimo possível de recursos financeiros e o máximo possível de criatividade e, ao todo, 6 projetos foram premiados. O próximo passo para os vencedores é receber suporte da Innovation Endevours, empresa de startups fundada pelo ex-CEO do Google Eric Schmidt, para que consigam tirar suas ideias do papel.

Confira abaixo os vencedores em cada categoria:

Mais inspirador – Planet Hopper

A ideia do Planet Hoper é tornar acessíveis ao público informações compiladas pela sonda espacial Kepler sobre planetas que não orbitam o sol, os exoplanetas. O projeto de app para web permite procurar por tais planetas e encontrar informações como, por exemplo, quantos anos uma pessoa teria se tivesse nascido por lá ou quanto tempo demoraria a viagem até ele.

Melhor uso de dados – Vicar2png

A NASA tem milhares de dados sobre o espaço. O problema é que a maioria dos arquivos está em um formato não exatamente popular, o VICAR. Pois o projeto, Vicar2png, criado por uma dupla de americanos, permitirá convertê-lo em PNG, tornando os arquivos mais acessíveis. Uma pessoa poderá então ter em mãos milhares de imagens coletadas pela agência e produzir animações, por exemplo.


Mais promissor – Growing Fruits: Pineapple Project

O projeto foi criado por colaboradores no Chile, Quênia, República Dominicana, Estados Unidos, Reino Unido e participantes virtuais. O objetivo do Pineapple Project é auxiliar os agricultores a encontrarem a melhor opção de frutas segundo análise do ph do solo, clima e outras informações relativas ao seu local.

Mais inovador - Strange Desk

O Strange Desk será um app no qual o público entusiasta da ciência poderá publicar imagens e informações sobre qualquer estranheza encontrada no dia a dia. Por exemplo, a presença de alguma espécie estranha ao local e que pode indicar mudanças em seu comportamento migratório. A ideia é que os dados sejam então analisados por cientistas da NASA e se torne mais uma ferramenta para auxiliar a compreensão das mudanças no planeta.

Impacto Galáctico – Grower’s Nation

Criado por uma equipe baseada em Exeter (Reino Unido) e colaboradores em todo o mundo, o app Grower’s Nation tem como objetivo analisar o potencial de exploração de terras não utilizadas. A ideia do app é reduzir os obstáculos de agricultores para plantação, oferecendo informações para ajuda-los a definir o que será cultivado.

Escolha do público – Bit Harvester

O projeto Bit Harvester é desenvolvido por uma equipe de quenianos e tem como foco levar energia renovável para comunidades carentes do país. A ideia é usar sensores e um sistema de controle remoto que possam transmitir dados e comandos em mensagens de texto. Com isso, empresas vão reduzir custos de operação e podem expandir para áreas mais remotas.

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