Tecnologia

5 maneiras inovadoras de jogar apresentadas na E3 2012

Maior feira de games mostra que é possível jogar usando tablets, smartphones, realidade aumentada e até o próprio corpo

Controle Game Pad, do Wii U (Kevork Djansezian/Getty Images)

Controle Game Pad, do Wii U (Kevork Djansezian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2012 às 11h18.

São Paulo — Que tal jogar seus videogames favoritos utilizando tablets ou smartphones, abusando de telas sensíveis ao toque? Ou usando um console portátil em vez do controle tradicional com botões? Foi pensando nisso que as empresas Sony e Microsoft anunciaram novas maneiras de interagir com os games nesta E3 2012, a maior feira do setor, que está ocorrendo em Los Angeles, nos Estados Unidos.

As duas companhias divulgaram que seus consoles – PlayStation 3 e Xbox 360  –  terão integração com novos dispositivos para mudar a experiência de segurar o controle. Essas inovações são uma clara resposta ao aparelho Wii U, apresentado na E3 pela Nintendo. O console possui um tablet no lugar de um controle, chamado de Game Pad.

O PlayStation 3, da Sony, terá integração, chamada de cross-play, com o portátil PS Vita, que possui, além dos botões tradicionais de um controle, uma tela touchscreen e um touchpad na traseira. A empresa japonesa também não descartou o uso do antigo controle PlayStation Move, uma versão alternativa ao Wii Mote, lançado com o primeiro Wii da Nintendo. O aparelho foi mostrado com a câmera da Sony, PlayStation Eye, mexendo com realidade aumentada: o game exibia uma imagem filmada do jogador e ele podia inserir elementos virtuais usando o Move.

Já o Xbox 360, da Microsoft, anunciou um recurso chamado Smartglass que integra, além dos jogos da rede online Xbox Live, os tablets e os smartphones com o sistema operacional Windows. Esses gadgets, assim como o Game Pad e o PS Vita, poderão ser utilizados como controles.

Fora essas três inovações, a Microsoft também apresentou mais recursos do Kinect, seu sensor de movimento lançado em 2010. O aparelho, ao contrário dos demais, não busca trocar o controle físico por uma tela touchscreen e nem por realidade aumentada, mas faz uma leitura óptica do jogador por meio de um sistema de câmeras 3D, para que ele aproveite os games utilizando o próprio corpo.

Clique nas fotos e veja cinco formas inovadoras de jogar apresentadas nesta E3.

Acompanhe tudo sobre:E3EmpresasEmpresas americanasEmpresas japonesasempresas-de-tecnologiaGamesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftNintendoSmartphonesSonyTabletsTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Roubos de celular no Brasil inspiraram novas atualizações do Android

Mais na Exame