10 momentos importantes na história da Motorola
Ainda não se sabe qual caminho a empresa seguirá agora sob o comando da Lenovo, mas se depender de seu nome e história poderemos esperar por muitas novidades. Veja...
Da Redação
Publicado em 30 de janeiro de 2014 às 15h26.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h56.
A notícia da venda da divisão Motorola Mobility para a Lenovo surpreendeu a todos. Mas para a Lenovo, a compra da Motorola abre uma porta de expansão mundial e possível liderança. Fundada em 1928 sob o nome Galvin Manufacturing Co., a Motorola (que modificou seu nome em 1947) sempre foi considerada uma empresa inovadora. Foi a partir de seus centros de pesquisas que surgiu o primeiro celular, por exemplo. Ainda não se sabe qual caminho a empresa seguirá agora sob o comando da Lenovo, mas se depender de seu nome e história poderemos esperar por muitas novidades. Veja a seguir alguns dos momentos mais importantes na história da Motorola.
Sob o nome de Galvin Manufacturing Co., em 1928, a empresa apresentou seu primeiro produto: uma bateria portátil - na verdade se tratava de um conversor de energia. O dispositivo permitia que aparelhos de rádio a pilha funcionassem com a energia elétrica residencial.
Em 1940, ainda sob a marca Galvin Manufacturing Co., a empresa desenvolveu e lançou o primeiro rádio portátil para comunicação em duas vias - simplificando, os conhecidos walkie-talkies. O modelo Handie-Talkie SCR536 era bastante parrudo e permitia uma comunicação direta entre dois pontos. O dispositivo se tornou um ícone durante a 2ª Guerra Mundial.
Em 1960 a Motorola anunciou a TV Astronaut, um modelo de 19 polegadas e que foi o primeiro televisor de tela grande, transistorizado, portátil e sem fios.
A Motorola também foi a responsável por lançar a primeira televisão de tubo colorida. Na época do lançamento, em 1963, o formato retangular do aparelho se tornou um padrão para o restante da indústria.
Em 1973, a Motorola apresentou o Scalatron - um sintetizador eletrônico com teclado duplo. O aparelho trazia um minicomputador e podia ser sintonizado em diversas escalas microtonais, que permitiam uma maior flexibilidade nas performances musicais.
O primeiro pager da Motorola foi lançado em 1964 e tinha foco principalmente nos profissionais da saúde, que precisavam de uma forma de comunicação portátil e rápida. Os aparelhinhos fizeram sucesso até o final da década de 1990 e a Motorola era a fabricante que dominava este mercado. Os dispositivos perderam espaço com a chegada dos celulares.
Em abril de 1973, a Motorola fez a demonstração do primeiro telefone celular portátil, com uma ligação realizada na cidade de Nova York. O modelo DynaTAC recebeu a aprovação do departamento de telecomunicações dos Estados Unidos somente em setembro de 1983. O legítimo tijorola pesava 794 gramas e tinha uma antena enorme. O primeiro celular portátil comercial começou a ser vendido somente em 1984. Foi também a estreia de um sistema exclusivo para celulares.
Em 1996 a Motorola lançou um dos seus ícones na telecomunicação portátil. O celular StarTAC chegou como o menor e mais fino (!!) dispositivo no mercado. Também era considerado leve, pesando somente 88 gramas.
Em 2002, a Motorola apresentou o primeiro modem wireless a cabo. O modelo SURFboardAE SBG1000 combinava um roteador a cabo com um switch ethernet para criar um ambiente wireless de conexão à internet.
Em janeiro de 2011, a empresa se separou em duas companhias distintas: Motorola Mobility e Motorola Solutions. A primeira, responsável pela divisão de dispositivos e tecnologias móveis, foi adquirida pelo Google em agosto de 2011 por US$ 12,5 bilhões. E no último dia 29 de janeiro deste ano, foi comprada pela Lenovo por US$ 2,9 bilhões.