Exame Logo

10 coisas sobre os novos smartphones do Google para saber

Conheça os principais recursos e novidades sobre o 5X e o 6P

Nexus (Reprodução/Google)

Lucas Agrela

Publicado em 30 de setembro de 2015 às 16h57.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h30.

São Paulo – O Google apresentou nesta semana dois novos integrantes da sua linha de smartphone, a Nexus . Os aparelhos se chamam 5X e 6P e contam com uma série de recursos novos em relação ao Nexus 6, lançado no ano passado. Os dispositivos têm sensores biométricos, otimizações de consumo de bateria e já estão em fase de pré-venda nos Estados Unidos.  EXAME.com reuniu tudo que você precisa saber sobre os novos Nexus. Confira a lista a seguir.
  • 2. Nexus Imprint

    2 /12(Reprodução/Google)

  • Veja também

    Os dois smartphones contam com a tecnologia chamada Nexus Imprint, que é o botão com leitor de impressões digitais.  Em vez de ficar na parte frontal do produto, como no iPhone 6s e no Galaxy S6, o componente se localiza na parte de trás. Além de desbloquear a tela com um toque de 600 milissegundos, o botão também tem integração com o Android Pay, que é o serviço de pagamentos móveis do Google.
  • 3. Câmeras

    3 /12(Divulgação/Google)

  • As câmeras dos aparelhos da linha Nexus nunca foram de destaque. Mas isso mudou com os novos integrantes dessa família – ou é isso que o Google almeja, ao menos. Os dois Nexus têm sensores de 5 megapixels e 12,3 megapixels. A câmera principal tira fotos com pixels com tamanho maior do que o convencional, 155 mícron.  Como bem aponta a Wired, a combinação de pixels grandes com uma grande quantidade de pontos na imagem pode gerar fotos de boa qualidade. Mas isso ainda precisa ser posto à prova. Outra novidade sobre as câmeras é que elas têm autofoco a laser, como o LG G3, e podem filmar em câmera lenta. O Nexus 5X captura 120 quadros por segundo e o 6,P, 240.
  • 4. Now on Tap

    4 /12(Reprodução/Google)

    O Google fez a estreia do recurso chamado Now on Tap nos novos Nexus. Como definiu a empresa na apresentação, ele leva o poder do Google para o smartphone. Segurando o botão home, uma janela aparece trazendo informações e aplicativos sugeridos para um determinado momento do dia. Ao receber uma mensagem com um endereço, você pode acionar o Now on Tap e adicioná-lo como parte de um compromisso na agenda. Se o local for um restaurante, é possível fazer uma reserva com poucos toques, desde que você tenha o app adequado para isso, como o OpenTable. O Now on Tap aprende com o usuário para oferecer uma melhor experiência, segundo o Google.
  • 5. Doze

    5 /12(Divulgação/Google)

    Para melhorar a eficiência energética dos Nexus 5X e 6P, o Google colocou um recurso de software chamado modo Doze no Android Marshmallow.  Ele é capaz de identificar o aparelho que está em stand-by há muito tempo (e gastando bateria) e o coloca para dormir.  Ainda é possível receber ligações e notificações de contatos marcados como favoritos. Mas outras atividades não são realizadas.
  • 6. Chipset

    6 /12(Divulgação/Qualcomm)

    A Huawei adotou um chipset polêmico no Nexus 6P, o Snapdragon 810, da Qualcomm. O componente superaquecia em projetos de smartphones no ano passado, segundo o Wall Street Journal, e acabou não marcando presença em aparelhos como o LG G4, que usa um 808. Mas não é que a Huawei ignorou esse problema e colocou um chipset no smartphone do Google. Essa que chega agora ao mercado mundial é a segunda versão do Snapdragon 810, identificada como v2.1.
  • 7. Conector USB

    7 /12(Divulgação/Google)

    A linha Nexus é a primeira, entre as mais populares, a adotar o conector USB reversível, chamado USB Type-C. A entrada funciona tanto para a transmissão de energia quando para a transmissão de dados. Outros produtos que usam esse conector são o tablet N1, da Nokia, e o MacBook 2015, da Apple.
  • 8. Sensor Hub

    8 /12(Reprodução/Google)

    Usar aplicativos que detectam a sua movimentação ao longo do dia consome uma quantia considerável da carga da bateria do smartphone.  Buscando uma solução para isso, o Google, que possui o app Google Fit, colocou uma tecnologia chamada Sensor Hub nos novos Nexus.  A ideia é que ela ajude a economizar energia ao detectar se o usuário está se movimento.
  • 9. Metal

    9 /12(Divulgação/Google)

    O Nexus 6P é o primeiro smartphone do Google a ter um corpo com acabamento em metal. Todos os demais utilizam plástico em suas construções.  O tratamento premium no quesito design foi algo que a Samsung também adotou recentemente, a começar pelos seus aparelhos da linha Galaxy A e pela dupla S6 e S6 Edge. As dimensões do produto são 159,4 x 77,8 x 7,3 mm, enquanto o seu peso é de 178 gramas.
  • 10. Nada de microSD

    10 /12(Wikimedia Commons)

    Como de praxe em smartphones Nexus, não há entrada para cartão microSD nos 5X e 6P. O motivo o Google nunca disse abertamente. Mas Hugo Barra, ex-vice-presidente do Android e atual vice-presidente da Xiaomi, pode ter revelado o motivo há alguns meses. Na visão do executivo brasileiro, muitos cartões de memória de baixa qualidade ou sem nenhuma marca por trás circulam no mercado – e eles podem falhar e causar uma série de problemas ao usuário.
  • 11. Preços

    11 /12(Divulgação/Google)

    O 5x será vendido em duas versões: - 16 GB por 379 dólares (1.552 reais, em conversão direta); - 32 GB por 429 dólares (1.756 reais). Já o 6P chegará em três versões: - 32 GB por 499 dólares ( 2.043 reais) - 64 GB por 549 dólares (2.248 reais); - 128 GB por 649 dólares (2.658 reais).
  • 12. Agora...

    12 /12(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaNexusSmartphonesTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame