Exame Logo

10 apps para entrar em forma, segundo Carlos Klein

De app para dormir melhor, passando por um para começar a correr e outro que ajuda a beber mais água, confira seleção de aplicativos para vida mais saudável

Guerra à barriguinha (Getty Images/Justin Sullivan)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2014 às 05h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h19.

São Paulo - É verão e milhares de pessoas lotam as academias de todo o país com um único objetivo: entrar em forma. Nessa árdua tarefa, os apps podem ser poderosos aliados - oferecendo a orientação e o monitoramento necessários para o sucesso da missão. Afim de colaborar para o sucesso na guerra à barriguinha , o personal trainner Carlos Klein enumerou alguns aplicativos que juntos podem ajudar a resolver o problema. Mas ele lembra: "Solução rápida e fácil por 99 centavos não existe". A seguir, veja a lista indicada pelo treinador.
  • 2. MyWOD

    2 /12(Montagem/Place.it/EXAME.com)

  • R$ 4,74 (Android), em inglês, para Android "É o aplicativo mais útil, que eu mais uso", afirma Klein. Definido pelo treinador como um diário de treino, o myWOD ajuda o usuário a programar melhor seu exercício físico do dia (workout of the day, em inglês - daí o WOD). Para isso, o app oferece funções com tabelas, cronômetros, calendários e outras ferramentas. Além disso, o myWOD é capaz de se conectar com apps como Dropbox e Facebook para trocar dados. O app é sucesso entre treinadores e atletas - tendo alcançado recentemente a marca de 150 mil downloads no Google Play.
  • 3. TecnoNutri

    3 /12(Montagem/Place.it/EXAME.com)

  • Grátis, em português, para Android, iPad, iPhone e iPod Segundo Klein, o controle nutricional é essencial para que os exercícios físicos apresentem bons resultados. Nesse sentido, o TecnoNutri pode ajudar. Definido pelos criadores como "um assistente pessoal de dieta", ele reúne dados nutricionais de mais de 2 mil alimentos - entre outras funcionalidades. O app também é capaz de calcular o Índice de Massa Corporal do usuário, arquivar informações sobre sua dieta e gerar a partir delas gráficos mostrando se a dieta está dando certo ou não.
  • 4. Sleep Cycle alarm clock

    4 /12(Montagem/Place.it/EXAME.com)

    0,99 dólares, em inglês, para iPhone, iPad e iPod Muita gente ignora, mas boas horas de sono são importantíssimas para quem quer entrar em forma. Para colaborar nessa função, Carlos Klein sugere o uso do Sleep Cycle alarm clock. Espécie de despertador inteligente, o app traz funções interessantes - como a possibilidade de gerar gráficos sobre o rendimento diário do sono. "Essa ferramenta permite que você durma o tempo exato para não ficar com sono", afirma Klein.
  • 5. Ubersense

    5 /12(Montagem/Place.it/EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para iPhone, iPad e iPod (indisponível no Brasil) "O Ubersense é uma ferramenta online para análise de vídeos de movimento", explica Klein. Muito usado por jogadores de golfe e outros tipos de atletas profissionais, o app pode ajudar quem quer corrigir a postura na hora de fazer um certo exercício. Ainda indisponível no Brasil, o Ubersense permite que o usuário intervenha nas imagens que gravou acelerando-as, desacelerando-as, marcando pontos específicos e comparando com outros vídeos - entre outras funções. Um app desse tipo pode ser de grande utilidade, principalmente para quem pretende entrar em forma por meio de algum esporte.
  • 6. Corra 10K!

    6 /12(Montagem/Place.it/EXAME.com)

    Grátis, em português, para Android, iPad, iPhone e iPod Para quem não tem tempo nem paciência para frequentar academias, correr pode ser uma boa maneira de entrar em forma. Com o Corra 10K!, o usuário terá a orientação necessária para quem opta por esse tipo de exercício. O app é organizado de forma a oferecer um plano de 10 semanas que tem como meta preparar alguém para uma corrida de 10 quilômetros. Para isso, o Corra 10k! traz GPS, estatísticas em tempo real e outros recursos. "É como se fosse um treinador que te seguisse o tempo todo", explica Klein - que recomenda o aplicativo.
  • 7. Instant Heart Rate

    7 /12(Montagem/Place.it/EXAME.com)

    Grátis (Android) e 1,99 dólar (iPad, iPhone, iPod), em inglês, para Android, iPad, iPhone, iPod O Instant Heart Rate é um medidor de frequência cardíaca para smartphones. Por meio da câmera do celular, ele é capaz de detectar a pulsação do usuário. "Isso pode ser muito útil para quem não sabe registrar o próprio pulso", afirma Klein. O app é capaz de gerar um gráfico em tempo real da pressão arterial e de armazenar os dados que registra - além de exportá-los. De acordo com Klein, a ferramenta tem uma precisão considerável em suas medições.
  • 8. Map my run

    8 /12(Montagem/Place.it/EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android, iPad, iPhone, iPod e Windows Phone Segundo Carlos Klein, o Map my run é o app ideal para quem já é orientado por um técnico e quer aprimorar suas técnicas de corrida. Basicamente, o que a ferramenta faz é medir as distâncias, o tempo e as calorias gastas durante esse tipo de exercício. Para isso, o app leva em conta variações como a dieta do usuário e as elevações do percurso percorrido. É possível ainda compartilhar os dados monitorados com outros usuários e obter estatístcas em tempo rela sobre o exercício realizado. Para Klein, a integração com o Google Maps é um dos destaques do app.
  • 9. Muscle Trigger Points

    9 /12(Montagem/Place.it/EXAME.com)

    2,99 dólares (iPhone, iPad e Windows Phone) e R$7,13 (Android), em inglês, para Android, iPad, iPhone, iPod e Windows Phone Quem faz atividade física cria pontos de tensão na musculatura, os chamados trigger points. "Eles atrapalham a mobilidade e o treino", afirma Klein. O objetivo do Muscle Trigger Points é combater esse tipo de problema. Para isso, o app indica qual é a melhor maneira de aliviar a tensão em mais de 100 pontos do tipo espalhados por 70 músculos do corpo. Ilustrações com as partes do corpo vem acompanhadas de sugestões para reduzir o incômodo causado pela tensão. "É uma ferramenta importante para quem quer entrar em forma, já que dores e outras sensações nos pontos de tensão podem levar a pessoa a abandonar o exercício", explica Klein.
  • 10. Lumosity

    10 /12(Montagem/Place.it/EXAME.com)

    Grátis, em inglês, para Android Para um corpo são, uma mente sã. Klein compartilha desta filosofia e por isso sugere o Lumosity como importante ferramenta para entrar em forma. O app reúne desafios para estimular a atividade cerebral. "É como se fosse um personal trainner do cérebro - com joguinhos relacionados à lógica, organização e velocidade de raciocínio e reação", explica Klein. O Lumosity já acumula cerca de 10 mil downloads no Google Play.
  • 11. Beber água

    11 /12(Montagem/Place.it/EXAME.com)

    Grátis e 99 centavos (iPad, iPhone e iPod), em português e inglês (Android), para Android, iPad, iPhone e iPod e Windows Phone A última dica do treinador Carlos Klein para quem quer entrar em forma é muito simples: beber água. E o mais incrível é que até para isso já existe um app - que ele sugere para quem tem esse objetivo. A ferramenta é simples e avisa ao usuário de tempos em tempos que é hora de beber água. Como cada corpo tem a sua necessidade, o app arquiva informações como sexo, peso e horários de acordar e dormir para oferecer um serviço mais preciso.
  • 12. Agora, saiba quais são os aplicativos prediletos de Bel Pesce

    12 /12(Divulgação)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame