O que é seguro habitacional
Nem todo mundo entende a diferença entre seguro habitacional e residencial. Preparamos este artigo justamente para ajudá-lo.
Da Redação
Publicado em 22 de março de 2021 às 16h56.
Última atualização em 19 de abril de 2021 às 17h48.
Muito comum para casos de financiamento de imóvel e, muitas vezes, obrigatório, o seguro habitacional é diferente do residencial, um velho conhecido da população, que cobre danos causados por incêndios, explosões de gás de uso doméstico, raios, consequências de desmoronamentos comimpossibilidade de proteção ou salvamento, explosões de aparelhos domésticos, terremotos e outros tantos motivos que podem ser adquiridos conforme o plano de cobertura escolhido.
O seguro habitacional serve para proteger contra risco de morte e invalidez permanente, além de ser possível incluir a cobertura a danos físicos ao imóvel. Mas,as exigências de cada categoria para que o seguro cubra o prejuízo deixado pelo proprietário não são tão simples, por exemplo:
- A morte natural ou acidental do segurado precisaquea causa mortis (seja ela direta ou indireta) tenhasurgidodepoisdo contrato ter sido assinado. Ou seja, se a pessoa já tinha uma doença terminal antes da assinatura, o seguro não vai cobrir a dívida deixada.
- A invalidez deve ser permanente e ocasionada após a assinatura do contrato também, impossibilitando o segurado de exercer sua atividade remunerada principal. Sendo assim, invalidez temporária e despesas médicas não estão contempladas na cobertura do seguro.
Portanto, o objetivo maior do seguro habitacional é garantir que o seguradonãodeixe afinanceirano prejuízo em casos extremos como os citados acima, ajudando também os parentes que poderiam ser afetados com este tipo de acontecimento inesperado.
Não deixe de conferir com a sua seguradora todas as vantagens e benefícios na hora de fazer o seu seguro habitacional!
Quer saber tudo sobre crédito? Acesse já o nosso portal creditopara.vc e fique por dentro!