Revista Exame

Exclusivo para assinantes

Assine Exame Pass.

COP26: os desafios dos países para transformar promessas em ações

A 26a Conferência do Clima, em Glasgow, na Escócia, terminou com a criação de um mercado global de crédito de carbono, essencial para reduzir as emissões de poluentes. O desafio, agora, é transformar promessas em ações concretas

A ativista indígena Txai Suruí, única brasileira a falar na abertura da COP26: povos vulneráveis devem estar no centro do debate (Karwai Tang/ UK Government/Divulgação)

A ativista indígena Txai Suruí, única brasileira a falar na abertura da COP26: povos vulneráveis devem estar no centro do debate (Karwai Tang/ UK Government/Divulgação)

RC

Rodrigo Caetano

Publicado em 18 de novembro de 2021 às 05h52.

Última atualização em 18 de novembro de 2021 às 13h22.

O holandês Frans Timmermans, primeiro vice-presidente da Comissão Europeia, conversava com alguns jornalistas quando foi surpreendido pelo ministro do Meio Ambiente brasileiro, Joaquim Leite, no último dia da 26a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26, realizada entre os dias 1o e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. “Hei!”, exclamou ­Timmermans, responsável pelos planos ambientais da União Europeia. “Parabéns!”, disse o ministro brasileiro. Antes de colocar a máscara, levou a mão para trás e, num movimento amplo como se estivesse dando um abraço, esticou a mão num cumprimento afetuoso. “Obrigado”, disse Leite, abaixando a cabeça em sinal de respeito. Um tapinha nas costas de ambos selou o encontro.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:CarbonoCOP26Emissões de CO2Exame na COP26Sustentabilidade

Mais de Revista Exame

Vitrine de negócios

América para os americanos? Trump revive 'doutrina Monroe' e muda relação com países vizinhos

A aposta certeira da AZ Quest

Com certificação rápida, instituto de Belém do Pará cresceu mais de 500% em um ano