Pop

Quando começa o inverno em 2024? Saiba como será a estação

Diante das ondas de calor que atingiram o país, muitos brasileiros aguardam a chegada do clima frio

Inverno 2024: estação mais fria do ano começa em junho (	cabuscaa/Getty Images)

Inverno 2024: estação mais fria do ano começa em junho ( cabuscaa/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 16 de abril de 2024 às 15h30.

Após as altas temperaturas registradas nos primeiros meses do ano, muitos brasileiros anseiam por um clima mais ameno. Mas essa condição não basta para aqueles que gostam do frio intenso, e que já contam os dias para a chegada do inverno.

Em 2024, a estação mais gelada do ano começará na tarde de 21 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa data, conhecida como solstício de inverno, será também o dia mais curto do ano.

O fenômeno ocorre por causa da posição da Terra em relação ao Sol, que impede uma distribuição uniforme dos raios solares nos dois hemisférios. Esse período marca o início do inverno no Hemisfério Sul e do verão no Hemisfério Norte.

Quando termina o Inverno?

A estação vai durar até o final de setembro. Em 22 de setembro, às 09:44, o inverno se despede para dar lugar à primavera.

O que esperar do clima do Inverno em 2024?

Segundo informações do site Climatempo, o inverno deste ano será marcado por frentes frias mais intensas, provocadas pelo resfriamento do oceano Pacífico equatorial, em razão do fenômeno climático La Niña.

Um levantamento recente feito pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) afirma que há probabilidade de 65% de o fenômeno retornar até agosto deste ano. Se essa previsão se concretizar, o inverno de 2024 e parte da primavera terão períodos mais frios e secos, principalmente no Sul do país, e por chuvas no Norte e Nordeste.

O término do El Niño não indica o fim dos extremos climáticos que caracterizaram os últimos meses. Há chances para que os meses de agosto e setembro sejam marcados por episódios de chuvas intensas, ventos fortes, geadas e até mesmo neve, informou o site Metsul.

Apesar do resfriamento dos oceanos, é provável que as altas temperaturas continuem afetando várias regiões do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:FrioMeteorologiaClima

Mais de Pop

Publis e Baby Tube: 'Todo lucro está guardado para minha filha', diz Viih Tube

Príncipe William atualiza estado de saúde de Kate Middleton durante quimioterapia: "está bem”

Roberto Carlos doa R$ 200 mil ao RS e pretende fazer show beneficente em breve

Dia da Abolição da Escravatura: 5 livros para refletir sobre a data

Mais na Exame