Pop

Em 2015, WhatsApp ficou fora do ar por quase um dia todo; relembre

Aplicativo de mensagens que pertence ao Facebook já teve problemas além de falhas técnicas no Brasil

WhatsApp (Getty Images/Getty Images)

WhatsApp (Getty Images/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 4 de outubro de 2021 às 17h30.

Última atualização em 4 de outubro de 2021 às 18h26.

Em 2015, o WhatsApp passou quase um dia inteiro fora do ar no Brasil, sendo esse o maior período de tempo que o app ficou indisponível em território nacional. Diferentemente da falha técnica registrada hoje em nível global, a indisponibilidade de seis anos atrás foi causada pela Justiça brasileira.

Em fevereiro de 2015, o juiz da Central de Inquérito da Comarca de Teresina, do Tribunal de Justiça do Piauí, Luiz Moura Correia, determinou a suspensão do WhatsApp no Brasil, por meio de bloqueio nas operadoras de telefonia "até o cumprimento de ordem judicial", que pedia o compartilhamento de dados de usuários. O WhatsApp, na época, argumentou não ter acesso a tais dados, uma vez que a comunicação entre pessoas no aplicativo já era criptografada ponta a ponta.

Outro caso aconteceu em dezembro de 2015. O bloqueio ao aplicativo foi solicitado com base na lei do Marco Civil da Internet, que determina a obediência das empresas digitais à legislação brasileira. O prazo do bloqueio era de 48 horas, mas ele retornou antes disso devido a recursos das operadoras.

Em maio de 2016, novamente o aplicativo teve pedido de bloqueio no Brasil por se negar a cumprir ordem de queda de sigilo de dados entre investigados criminais. Apenas no dia seguinte à determinação, em 3 de maio, o aplicativo voltou a funcionar corretamente.

Em um quarto caso, a comarca de Duque de Caxias, no RJ, pediu a suspensão do app, em julho de 2016. O bloqueio foi cancelado no mesmo dia pelo STF.

Mais de Pop

Após serviço militar, qual o futuro do cantor do BTS?

O que é dorama? Conheça 10 produções para assistir online

Herdeira 'deserdada': Paris Hilton usou sobrenome e 'mergulhou' na fama ao construir próprio império

Dia de Santo Antônio é feriado? Saiba quem foi o frade católico e porque é comemorado hoje

Mais na Exame