Pop

Dia dos Povos Indígenas: por que a data é celebrada em 19 de abril?

Ocasião visa promover a conscientização sobre a necessidade de inclusão dos povos originários e a defesa de seus direitos

Dia dos Povos Indígenas: celebração ocorre nesta sexta-feira (Leandro Fonseca/Exame)

Dia dos Povos Indígenas: celebração ocorre nesta sexta-feira (Leandro Fonseca/Exame)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 19 de abril de 2024 às 00h15.

Nesta sexta-feira, 19, é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, uma ocasião para reconhecer a importância desse povo na diversidade cultural global.

O propósito principal desta data é promover a conscientização sobre a necessidade de inclusão dos povos indígenas na sociedade, destacando a importância de respeitar e proteger seus direitos, que muitas vezes são negligenciados ou violados.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, estima-se que existam cerca de 370 milhões de indígenas em todo o mundo, representando aproximadamente 5% da população global. Apenas no Brasil, há mais de 897 mil indígenas, pertencentes a cerca de 305 etnias distintas, que falam aproximadamente 274 idiomas diferentes. Esses números evidenciam a diversidade e a riqueza cultural dos povos indígenas, destacando a importância de proteger e preservar suas tradições e modos de vida.

Qual a origem do Dia do Indígena?

O Dia Internacional do Indígena é resultado da atuação de diversos representantes dos povos indígenas ao redor do mundo. No dia 9 de Agosto de 1995, a ONU, publicou um decreto estipulando a data para representar os índios em todo o mundo. 

Por outro lado, existem registros que apontam para diferentes origens da celebração. A data comemorativa para os povos originários do Brasil foi estabelecida em 1943, durante o período do Estado Novo, sob a liderança de Getúlio Vargas. A criação desse dia está relacionada ao Congresso Indigenista Interamericano, realizado em Pátzcuaro, em abril de 1940.

O objetivo era discutir a situação dos povos indígenas nas Américas, estabelecendo diretrizes e ações que os governos do continente poderiam adotar para proteger os direitos desses povos e preservar suas culturas. Participaram do congresso representantes de diversos países americanos, com exceção do Paraguai, Haiti e Canadá.

Uma das resoluções do congresso foi a sugestão de criar uma data comemorativa em todos os países do continente americano para celebrar os povos indígenas. Os participantes propuseram que o dia ideal seria 19 de abril, quando os representantes indígenas começaram sua participação no evento.

Seguindo essa orientação e influenciado principalmente pelo Marechal Rondon, o governo de Getúlio Vargas decidiu adotar a proposta. Isso foi oficializado por meio do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943.

Acompanhe tudo sobre:IndígenasMinistério dos Povos IndígenasDireitos HumanosONU

Mais de Pop

Relembre o 'Super Size Me', quando Morgan Spurlock comeu apenas McDonald's por 30 dias

Morgan Spurlock, diretor de 'Super Size Me', morre de câncer aos 53 anos

Após venda geral, Rock in Rio 2024 ainda tem ingressos disponíveis para três dias; veja quais

Quando é Dia de São João? Entenda a origem da data

Mais na Exame