A diferença crucial entre o empreendedor de sucesso e o que fracassa
Respondido por Juliano Seabra, especialista em empreendedorismo
Empreendedorismo no Brasil virou sinônimo de Sonho Grande desde que o legado empresarial de Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles foi registrado pela jornalista Cristiane Correa em seu best seller. Mais do que isso, “sonhar grande” virou um mantra: ou você sonha grande, ou está fadado ao fracasso.
Um olhar mais atento para o que acontece na prática nos mostra que, infelizmente, essa não é a realidade do empreendedorismo brasileiro. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), apenas 10% dos empreendedores brasileiros preveem criar pelo menos cinco empregos em um período de cinco anos.
Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos este número é três vezes maior, no México é o dobro (22%) e na Espanha mergulhada na crise este número é 50% maior.
Sabemos que menos de 1% das empresas brasileiras cresce acima de 20% ao ano por três anos seguidos – são 35.000 negócios em um universo de quase 5 milhões. Estes heróis são responsáveis pela criação de mais de 3 milhões de novos empregos em 3 anos – 60% de tudo o que é criado no país.
Mas se “sonhar grande” está tão em voga no Brasil, porque nossos empreendedores não entregam esse crescimento?
Certa vez ouvi de Jorge Paulo Lemann que as necessidades que envolvem o universo de empreender vão bem além do sonhar. No fundo, o sonho grande mantem o empreendedor e o seu time remando com um objetivo de longo prazo, mas serão os planos e a execução de curto prazo que garantirão que o sonho um dia será atingido.
É a capacidade de execução que faz a diferença entre o sonhador e o empreendedor. Beto Sicupira, no prefácio do livro “Vai que dá”, recém lançado pela Endeavor, resume o espírito da coisa ao sugerir que o empreendedor deve fazer um mapa do caminho e dividi-lo em pedaços – o sonho grande, que energiza, e o business plan de três anos, que é a rota e o orçamento, que ajuda a priorizar o dia de amanhã.
Em contraposição ao sonho grande, ele recomenda que se preserve o espírito de empresa pequena, cuidando dos detalhes do negócio e fazendo as pequenas coisas bem feitas.
Por isso, empreendedores, continuem sonhando grande, sem esperar um milagre – o resultado é construído degrau a degrau e a trajetória do empreendedor se parece mais com uma trilha cheia de percalços do que com um trilho de trem. No fim do dia, sonhar grande sem executar com excelência não vai levar você a lugar nenhum.
Juliano Seabra é diretor geral da Endeavor Brasil.
- 1. Empreenda!
1 /12(Thinkstock)
2014 foi um ano especial para o Portal
Endeavor ! Além de termos ganhado uma cara nova e uma navegação otimizada para nossos artigos, vídeos e materiais, foram mais de 3 milhões de visitas únicas desde janeiro. Nos alegra muito saber que tanta gente compartilha da nossa causa e acredita no
empreendedorismo como motor de mudança para o país! Mais ainda, adoramos saber que conseguimos ajudar tantos empreendedores a contribuírem para essa mudança e transformarem seus sonhos grandes em negócios de alto impacto. Agora, reunimos os vídeos preferidos, que inspiraram esses
empreendedores . Nesta seleção, confira os dez vídeos mais vistos do Portal Endeavor em 2014 sobre diversos temas, com dicas de especialistas no assunto – empreendedores, executivos, advogados e
investidores – para que sua empresa comece 2015 com o pé direito!
2. 10. Sir Richard Branson: Como um voo cancelado rendeu uma ideia 2 /12
“Eu acho que os empreendedores mais bem sucedidos são pessoas que começam pensando: ‘Como que eu posso mudar o mundo e criar algo que vai mudar a vida das pessoas?’. Nessa entrevista, Richard Branson, um dos empreendedores mais bem sucedidos e criativos do mundo, conta como criou o grupo Virgin e suas percepções sobre empreendedorismo.
3. 9. Day1 | A Energia da Inovação [Bento Koike – Tecsis] 3 /12
Neste vídeo, Bento Koike fala sobre sua trajetória de paixão pela inovação e pelo desafio, que gerou a Tecsis, líder em um produto de alto conteúdo tecnológico para energia limpa. Assista ao Day1 de Bento Koike e conheça uma história movida por fazer a diferença e transformar projetos em realidade.
4. 8. Day1 | Uma História de Empreendedorismo e Sensibilidade 4 /12
Graças à influência de seus pais,Carlos Terepins conta que cresceu em um ambiente de empreendedorismo, realização e sensibilidade ao social. Conheça a história de Carlos Terepins no Day 1 e saiba como fez da construtora Even um caso de sucesso!
5. 7. Day1|Acredite no Impossível [Romero Rodrigues – Buscapé] 5 /12
Quanto mais diziam que seu projeto de comparação de preços online era “coisa de louco”, mais Romero Rodrigues acreditava que o Buscapé era capaz de virar realidade. Confira o Day1 de Romero, onde ele conta um pouco mais de sua história com muita descontração.
6. 6. Luciano Huck Conta Sua História Empreendedora no Day1 6 /12
A televisão foi o lugar onde Luciano Huck encontrou e colocou em prática sua missão de vida: ter uma ideia e usar sua disposição, talento e capacidade para torná-la realidade. Confira no vídeo do Day1, como foi a trajetória de Luciano e um pouco de seu lado empreendedor.
7. 5. A Nossa Responsabilidade é do Tamanho do Nosso Privilégio 7 /12
Luis Norberto Paschoal assumiu a liderança da empresa de sua família aos 16 anos. Ao contar sua trajetória no Day1, Paschoal traz uma série de lições sobre o empreendedorismo e as características essenciais para quem quer seguir este caminho, marcando o top 5 de vídeos mais vistos do ano.
8. 4. Investindo em Fazer a Diferença [Marcelo Maissonave] 8 /12
Marcelo Maissonave sempre esteve em contato com o ambiente do mercado financeiro por influência da família, mas quando decidiu seguir este caminho, decidiu que queria fazer a diferença. Conheça a história de Marcelo e saiba como ele inovou com o modelo de negócios da XP Investimentos.
9. 3. Do Fundo De Um Estacionamento Ao 1º Bilhão na Internet 9 /12
Márcio Kumruian cresceu em uma família de comerciantes armênios, estudava economia à noite e vendia computadores que montava de madrugada. Nessa conversa no CEO Summit 2013, ele revela como passou de vendedor de loja a empreendedor do maior ecommerce brasileiro de artigos esportivos, a Netshoes.
10. 2. Day1| Do Caixa da Loja à Bolsa de Valores [Luiza Trajano] 10 /12
“Eu sou vendedora. A minha família é vendedora. Eu não tenho vergonha de dizer isso. Comecei a trabalhar no varejo aos 12 anos porque queria comprar presente de Natal para as pessoas que eu gostava”. Conheça e emocione-se com a história de Luiza Helena Trajano, empreendedora da Magazine Luiza, nesta edição do Day1.
11. 1. Day1 | A Loja de Brinquedos que Vende Felicidade 11 /12
Ricardo era um médico pediatra, até que seu único imóvel foi desocupado e uma sequência de fatos o levou a abrir uma loja de brinquedos. Inspire-se com o topo da nossa lista de vídeos mais vistos do ano: a história de Ricardo Sayon, empreendedor que transformou a RiHappy em uma das maiores redes varejistas de brinquedos do país!
12. Agora, leia mais sobre empreendedorismo 12 /12(Divulgação)