Game transforma universitários em empreendedores
Iniciativa busca difundir a cultura empreendedora entre os jovens, que tiveram o maior crescimento na taxa de empreendedorismo
Da Redação
Publicado em 13 de abril de 2012 às 09h38.
Belo Horizonte - A faixa etária de 18 a 24 anos foi o segundo grupo com maior crescimento (17,3%) nas taxas de empreendedorismo no Brasil, de acordo com a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada pelo Sebrae no ano passado. A que obteve maior crescimento foi a faixa dos 25 aos 34 anos, com 22%. Para difundir e incentivar a cultura empreendedora entre os jovens, o Sebrae promove a 13º edição do Desafio Sebrae, jogo que simula a concorrência entre empresas em um mercado virtual.
A competição testa a capacidade dos participantes de administrar um negócio. Na edição de 2012, os participantes terão que administrar uma empresa de polpas, sucos e frutas tropicais. As equipes inscritas devem ter no mínimo dois e no máximo cinco participantes. O valor do investimento é de R$50 por equipe. As inscrições podem ser feitas de até o dia 18 de maio, no site: http://www.desafio.sebrae.com.br.
Os participantes concorrem a Ipads, bolsas de estudo on line da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a cursos de Inovação na Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). A equipe campeã também ganhará uma viagem internacional a um centro de empreendedorismo e representará o Brasil no Desafio Sebrae Internacional. Estudantes de instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC, de cursos de graduação presenciais e a distância, podem participar do jogo.
As equipes que tomarem as melhores decisões de planejamento, contratação de mão de obra, políticas de marketing, gestão de recursos, ações de responsabilidade social, investimentos, formulação de preços e disputa com concorrentes, acumulam o maior número de pontos no Desafio Sebrae.
Este ano, os professores indicados pelas equipes finalistas nacionais serão premiados. Eles terão acesso à versão demonstrativa virtual do jogo, para que possam orientar melhor os alunos participantes. O jogo será 100% on line na fase final estadual e disponibilizado para tablets e smartphones. Outra novidade é a inscrição de duplas e a distribuição do material de instrução por etapas da competição.
Em 2011, duas equipes mineiras, de Montes Claros e Ouro Branco, foram para a semifinal nacional, em Brasília. Os dez estudantes se classificaram entre mais de 12 mil universitários de 288 instituições de ensino do estado.
Belo Horizonte - A faixa etária de 18 a 24 anos foi o segundo grupo com maior crescimento (17,3%) nas taxas de empreendedorismo no Brasil, de acordo com a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada pelo Sebrae no ano passado. A que obteve maior crescimento foi a faixa dos 25 aos 34 anos, com 22%. Para difundir e incentivar a cultura empreendedora entre os jovens, o Sebrae promove a 13º edição do Desafio Sebrae, jogo que simula a concorrência entre empresas em um mercado virtual.
A competição testa a capacidade dos participantes de administrar um negócio. Na edição de 2012, os participantes terão que administrar uma empresa de polpas, sucos e frutas tropicais. As equipes inscritas devem ter no mínimo dois e no máximo cinco participantes. O valor do investimento é de R$50 por equipe. As inscrições podem ser feitas de até o dia 18 de maio, no site: http://www.desafio.sebrae.com.br.
Os participantes concorrem a Ipads, bolsas de estudo on line da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a cursos de Inovação na Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). A equipe campeã também ganhará uma viagem internacional a um centro de empreendedorismo e representará o Brasil no Desafio Sebrae Internacional. Estudantes de instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC, de cursos de graduação presenciais e a distância, podem participar do jogo.
As equipes que tomarem as melhores decisões de planejamento, contratação de mão de obra, políticas de marketing, gestão de recursos, ações de responsabilidade social, investimentos, formulação de preços e disputa com concorrentes, acumulam o maior número de pontos no Desafio Sebrae.
Este ano, os professores indicados pelas equipes finalistas nacionais serão premiados. Eles terão acesso à versão demonstrativa virtual do jogo, para que possam orientar melhor os alunos participantes. O jogo será 100% on line na fase final estadual e disponibilizado para tablets e smartphones. Outra novidade é a inscrição de duplas e a distribuição do material de instrução por etapas da competição.
Em 2011, duas equipes mineiras, de Montes Claros e Ouro Branco, foram para a semifinal nacional, em Brasília. Os dez estudantes se classificaram entre mais de 12 mil universitários de 288 instituições de ensino do estado.