Conheça o mais novo negócio que conquistou Camila Farani, do Shark Tank
A empreendedora e investidora anjo anunciou um aporte na Eleven Financial Research, uma casa de análises brasileira
Carolina Ingizza
Publicado em 25 de setembro de 2020 às 09h31.
Última atualização em 13 de junho de 2022 às 17h35.
Camila Farani é um dos nomes mais conhecidos do empreendedorismo brasileiro. Conhecida como uma das maiores investidoras-anjo do país, a investidora ficou nacionalmente famosa ao participar como jurada da versão brasileira do programa Shark Tank.
Hoje, ela comanda a G2Capital, uma butique de investimento anjo.Só como pessoa física, ela investe em cerca de 40 startups. Este ano, uma nova empresa chamou a atenção da investidora: a Eleven Financial Research, uma casa de análise e research brasileira.
Em entrevista à EXAME, Farani contou que foi apresentada a Adeodato Netto, fundador da Eleven, por um amigo em comum em março.A investidora afirma ter ficado impressionada com os números de crescimento da empresa e com os planos de expansão global dos sócios fundadores.
O fato de o Brasil estar passando por um momento em que os investidores migram da renda fixa para o mercado de capital de risco também faz o investimento oportuno. Foi por isso, então, que ela decidiu investir na Eleven. O valor aportado não foi divulgado.
Netto afirma que a empresa não estava procurando investimento quando conheceu Farani. No entanto, os planos dos dois se convergiram devido ao fato de sua casa de análise estar buscando crescer adquirindo fintechs e empresas de tecnologia em 2020. Como a investidora entende bastante do mercado de inovação, a Eleven acreditou que seria vantajoso tê-la a bordo.
Trajetória do negócio
A Eleven foi criada em 2015 para ser uma casa de análise independente para o segmento corporativo e o público de alta renda. A empresa presta serviço para bancos, operadores do mercado, corretoras e family offices. Ao todo, são cerca de 500 clientes hoje.
Para crescer no segmento, em 2019, a Eleven comprou os ativos da consultoria Lopes Filho & Associados. Agora, mirando o consumidor final, a casa de análise quer voltar a fazer aquisições. Seu objetivo princial é se aproximar de empresas de tecnologia que possam ajudá-la a oferecer educação financeira e análise de investimentos em larga escala.
O plano faz parte de uma estratégia do negócio para acelerar seu crescimento. Nos últimos dois anos, a empresa mais do que dobrou de tamanho. Em 2018, eram 34 funcionários. Agora, são 87. Em 2020, mesmo com a pandemia, o faturamento cresceu 120% em relação ao ano passado. A expectativa é que com a ajuda da nova sócia, em 2021, a operação duplique novamente.
Em 2020, a EXAME lançou sua própria casa de análises de investimentos. Cliqueaquipara conhecer mais.