PME

Como oferecer um plano de carreira em startups?

Comece contratando pessoas com o perfil de empreendedores internos, que aceitam e até gostam de ambientes sem estruturas rígidas

Reunião (Dreamstime.com)

Reunião (Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2012 às 14h51.

Quais mercados digitais têm mais potencial?
Respondido por Othamar Gama Filho, especialista em gestão de pessoas

Startup é por definição um ambiente onde normalmente a única certeza é a mudança. Uma empresa onde quase sempre o responsável pela gestão faz o cafezinho para os visitantes, participa das grandes vendas e também controla as finanças. Independente de ser financiada por um grande grupo de investidores ou pelas economias pessoais do próprio empreendedor, a cultura de “bootstrapping” faz parte do dia-a-dia de uma startup.

Isso significa que a empresa é gerida com o mínimo de dinheiro externo e todos os colaboradores de assumem vários papéis. Neste ambiente, não é possível implementar um plano de carreira para os seus colaboradores - o que é de extrema importância na retenção de talentos.

Mas, é possível mitigar os efeitos da falta de um plano de carreira com a contratação equilibrada de colaboradores com um perfil de startup e o esboço de um planejamento de carreira flexível para os principais departamentos.
Comece contratando pessoas com o perfil de empreendedores internos, que aceitam e até gostam de ambientes sem estruturas rígidas e com autonomia, e são multidisciplinares.

Procure pessoas que já tiveram a experiência de trabalhar em uma startup e tiveram sucesso. Seja franco e conscientize o candidato quanto às expectativas logo na primeira entrevista.

Esboce possíveis caminhos de crescimento dentro de departamentos básicos internos, como o financeiro e o comercial.

Entenda que você não vai conseguir reter todos os talentos nem competir par a par com as grandes empresas. Por isso, apele para o que você tem a oferecer, como flexibilidade, possibilidade de crescimento rápido e velocidade na tomada de decisões.

Utilize políticas de stock options com muita moderação, apenas após o colaborador comprovar que compartilha sua visão e realmente veste a camisa.

Assim que não for mais possível lembrar mais o nome de todos os seus colaboradores contrate uma consultoria externa para ajudá-lo no desenvolvimento de um plano de cargos e salários e de avaliação de desempenho.

É claro que não é apenas de risco e desorganização que colaboradores que aceitam o desafio de trabalhar em uma startup vivem. O interesse deles está, sobretudo, na oportunidade de crescimento tão rápido quanto a velocidade de crescimento da empresa.

 


Othamar Gama Filho é diretor executivo da consultoria Recruiters e especialista em tecnologias de análise de perfil de candidatos.

Envie suas dúvidas com a palavra RH no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br.


Acompanhe tudo sobre:dicas-para-seu-negocioGestão de pessoasPequenas empresasStartups

Mais de PME

ROI: o que é o indicador que mede o retorno sobre investimento nas empresas?

Qual é o significado de preço e como adicionar valor em cima de um produto?

O que é CNAE e como identificar o mais adequado para a sua empresa?

Design thinking: o que é a metodologia que coloca o usuário em primeiro lugar