Equipe (Dreamstime.com)
Da Redação
Publicado em 28 de março de 2013 às 09h48.
Como montar uma equipe de marketing?
Respondido por Eduardo Andrade, especialista em marketing
Antes de qualquer coisa, o contratante deve definir os recursos da empresa e objetivos a serem atingidos. Em uma pequena empresa é possível que encontremos um profissional que realiza sozinho todas as atividades de marketing. Portanto, seria um investimento abusivo definir um número fixo de cargos e uma hierarquia funcional se a empresa não tem condições de manter tal estrutura.
Outro ponto fundamental é definir os objetivos do departamento a partir do planejamento estratégico da empresa. Tudo deve estar alinhado com a estratégia do negócio.
Como sabemos que administrar é gerir escassez de recursos, é provável que sua organização não tenha os recursos suficientes para captar profissionais especialistas em todas as áreas do marketing. A consequência é que, cada vez mais o profissional da área tem que assumir e acumular funções em diversas frentes.
Para resolver esse embaraço é importante entender que você precisa de uma equipe multidisciplinar que atenda a algumas áreas essenciais de conhecimento de marketing ainda que o número de integrantes dessa equipe seja reduzido.
As funções essenciais que os profissionais devem assumir nas seguintes áreas de marketing são: pesquisa de mercado e comportamento do consumidor, marketing de produtos e serviços, comunicação integrada de marketing, gestão de preços, branding, gestão de vendas e de relacionamento com o mercado, estatística aplicada, trade marketing, marketing digital e inteligência de marketing.
Resta lembrar que a definição dos profissionais de marketing na organização, bem como a permanência desses na empresa, será baseada na capacidade de resolver problemas e no quanto eles podem acrescentar à competitividade da organização através do conhecimento, atitudes e habilidades.
Todos os profissionais, independentes de seu papel no departamento, devem trabalhar em conjunto para encontrar a maneira de despertar interesse da oferta e garantir a perenidade do negócio.
Eduardo Andrade é professor e coordenador do CBA Marketing do Ibmec/MG