Como evitar confusão com os impostos da sua empresa
Por falta de informações, muitas vezes as pequenas empresas costumam ter problemas com impostos
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2012 às 14h13.
Como evitar confusão com os impostos da sua empresa?
Respondido por Thais Mayumi Kurita, advogada
Pequenas empresas muitas vezes fazem uma grande confusão na hora de pagar impostos . Normalmente são empresários que, empreendendo pela primeira vez, desconhecem completamente as obrigações tributárias que rodeiam as atividades da empresa.
O principal motivo de confusão é a contribuição sindical. Saber para qual sindicato devem ser pagas as contribuições costuma ser um pesadelo até mesmo para os contadores. Apenas um sindicato é o legitimado a receber, mas o empresário recebe, logo que inicia suas atividades, uma dezena de boletos de sindicatos se auto-intitulando representantes da categoria.
O empresário deve sempre contar com o auxílio permanente de um profissional contabilista recomendado e atualizado. Ele indicará o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) correto, pois através desse código são determinados os impostos decorrentes.
Se sua empresa estiver no CNAE errado, as chances dos impostos estarem errados com alíquotas divergentes são muito grandes. O site da Comissão Nacional de Classificação pode ajudar e fornecer mais informações sobre cada categoria.