Como escolher o ponto comercial para uma franquia?

O local de abertura da unidade é tão importante quanto a rede, diz especialista

Como escolher o ponto comercial para uma franquia?
Respondido por Claudia Bittencourt, especialista em franquias

São Paulo - O processo de abertura de uma franquia envolve uma série de providências que objetivam o sucesso do negócio. Pertencer a uma boa rede não é o suficiente, é preciso também estar no lugar certo.

Nesse sentido, a escolha correta do ponto comercial é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio e precisa ser feita sempre com uma análise criteriosa de vários fatores, minimizando os riscos do retorno do investimento.

Antes de se decidir pelo local, veja qual o tipo de público que frequenta a área escolhida, os hábitos de consumo e as razões que o leva até o local. Essa observação será fundamental para descobrir se a região é adequada ao negócio.

Outro aspecto a ser considerado para verificar se é boa a localização é a visibilidade. Trata-se da capacidade de exposição, o quanto a loja é vista, a que distância e como. São muitos os fatores que compõem uma boa visibilidade, como esquinas, locais próximos a semáforos, estruturas arquitetônicas diferenciadas e uma boa comunicação visual.

O local deve ser de fácil acesso, seja por meio de transporte coletivo, carros ou pedestres. Oferecer local apropriado de acesso para portadores de necessidades especiais e estacionamento, por exemplo, são fatores, que influenciam a decisão do consumidor ao ir à loja.

Um estudo da concorrência vai lhe dar dados importantes sobre a escolha do local. Identifique quem são, quantos são, onde estão e como se comportam os concorrentes para analisar suas estratégias de localização. A proximidade de lojas do mesmo segmento pode ser benéfica para vários segmentos do varejo, para outros, pode ser fatal.

Antes de decidir por um imóvel você deve definir a metragem necessária para a instalação do negócio. Na maior parte das vezes, essa metragem padrão é fornecida pela franqueadora, baseada em estudos concretos.

Um imóvel térreo é melhor do que um sobrado, já que o facilita o fluxo de pessoas. Verifique ainda se as leis municipais de zoneamento permitem a abertura da empresa.
 


Claudia Bittencourt é especialista em franquias e diretora e sócia-fundadora da Bittencourt Consultoria.

Envie suas dúvidas sobre franquias para examecanalpme@abril.com.br.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.