8 franquias que trazem retorno em 12 meses
Conheça os formatos de franquias que costumam conseguir retorno de investimento em um ano ou menos
Da Redação
Publicado em 17 de julho de 2014 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h07.
São Paulo – O prazo médio de retorno para investimento em franquias varia de 24 a 36 meses, dependendo do negócio. Mas a conta não é tão exata. O retorno é influenciado por diversas variáveis e pode tanto acontecer bem antes dos 24 meses quanto um pouco depois dos 3 anos. Geralmente, as redes fornecem esta informação com base nos valores de investimento inicial e do resultado projetado para a operação. Taxa de franquia e capital de giro também podem fazer parte do cálculo. O ponto comercial não entra, já que é considerado mais um desembolso do que um investimento. Conheça o perfil de franquias que prometem retorno em um ano ou menos.
A Jan-Pro é uma das maiores franquias do mundo, com 118 escritórios e mais de 12 mil franqueados. No Brasil desde 2011, a marca conta com 90 franqueados e oito escritórios regionais. A rede norte-americana oferece serviços profissionais de limpeza, com diferentes formatos de franquia, que custam entre 7,5 mil e 350 mil reais. O tempo de retorno varia de 6 a 18 meses, conforme o modelo investido.
A rede de limpeza profissional Limpeza com Zelo tem 10 unidades em operação e planos de chegar a 100 franquias. Segundo a rede o investimento do negócio é de 60 mil reais e o franqueado pode começar trabalhando em casa. O retorno acontece em 12 meses.
Fundada em 2012, a rede é especializada no comércio de joias com pérolas. O investimento inicial de uma franquia da marca é de 50 mil reais para um quiosque com seis metros quadrados. O faturamento bruto médio mensal da marca chega a 30 mil reais. O retorno do capital investido acontece em 12 meses.
A microfranquia Fale Globish é comandada pelo grupo Zaiom, especializado em negócios de baixo investimento. Voltada para professores particulares de inglês, a operação pode ser instalada na casa do empreendedor. O investimento inicial é de 15 mil reais e o retorno acontece a partir de seis meses.
Com 110 unidades em operação, a franquia é especializada em serviços de marketing digital, como otimização de sites, lojas virtuais, links patrocinados e e-mail marketing. A microfranquia pode ser aberta em casa com investimento de 30 mil reais. O prazo de retorno do capital é calculado para seis meses.
A franquia Nosso Bar, da Ambev, foi feita para converter bares para a marca da cervejaria. Criada em 2011, a franquia tem investimento de 28 mil reais e retorno em 12 meses. Os franqueados conseguem faturar até 30 mil reais por mês.
A franquia, especializada em coaching para pequenas e médias empresas, foi fundada em 1993 e chegou ao Brasil em 2007. O capital inicial do negócio é de 135 mil reais, com retorno esperado para um ano de operação.
A franquia de limpeza e serviços domésticos tem apenas uma unidade própria e outras 83 franquias. O investimento começa em 45 mil reais, incluindo taxa de franquia, capital de giro e instalação. É preciso ter ao menos 40 metros quadrados para operar. O retorno pode acontecer em 12 meses.